Esquema simples para instalação de fogão a lenha

Olá
Em primeiro lugar , gostaria de chamar a atenção dos leitores para o que segue : Um fogão a lenha pode ser instalado de várias maneiras , com vaso de expansão aberto ou fechado , com ou sem reserva de agua  de água quente , com ou sem válvula de mistura,  com regulação ou sem , com temperatura mínima de partida ou sem .

Nesta discussão , vamos encontrar um esquema padrão básico , mas sem eletrónica nenhuma, os automatismos integrados são somente dois termostatos mecânicos e uma electro-valvula normalmente fechada.

Continuar a lêr →

Dezenas de paineis solares rebentados

Olá caros leitores, venho hoje novamente escrever mais uma pagina sobre os painéis solares que tem rebentado em Portugal devidamente por estarem mal montados. Um dos meus amigos também é vitimas dessa montagem mal efetuada.

Depois de algumas pesquisas, acabei por ver dezenas de esquemas de montagem que induzem os profissionais de sector em erro, acabando por provocar eles mesmos inconscientemente, a rutura dos painéis durante os períodos de frio.

Continuar a lêr →

Enchimento automático des grandes instalações de aquecimento

Não conheço especificamente a lei Portuguesa sobre os enchimentos das instalações de aquecimento central, mas vou explicar aqui como se faz no pais onde eu vivo e trabalho desde a minha adolescência.

Sobre instalações de potencia inferior ou igual a 11KW, é possível proteger a instalação com um simples desconectador de tipo CA.

Sobre instalações de potencia superior a 11KW e inferior ou igual a 70KW, é possível proteger a instalação com um simples desconectador de tipo BA.
Continuar a lêr →

Radiadores design, ou decorativos para aquecimento central, em aço, resina, ou aluminio

Contrariamente ao que pensam a maioria dos nosso leitores, existem diversos tipo de radiadores em matérias diversas.

Em alumínio, em aço, em aço inoxidável, em ferro fundido, em resina, em vidro e mesmo em madeira.

Aqui a seguir podemos encontrar as marcas mais correntes, certa são propriedade de artistas, e não se encontram no comércio.

 

Continuar a lêr →

Painél solar aerotérmico para ventilação

Os painéis solares aerotérmicos da marca alemã  Grammer Solar, captam a energia do sol para  ventilar autonomamente um local.

este material é mais destinado  a todo tipo de ventilações, pode ser utilizado em casas de habitação ou pode também ser utilizado em todo tipo de locais, é mais facilmente rentabilizado quando utilizado em locais húmidos que necessitam de ventilação e de aquecimento. Continuar a lêr →

Alimentação de radiadores com passadores especiais, mono-tubos ou bi-tubos

Por que fazer o simples, quando se pode fazer complicado? é o caso de alguns radiadores com de válvulas  en série ou válvulas H!

Bi-tubos ou mono-tubos, aqui vamos ver que isso não é tão fácil como parece, particularmente no tocante à implementação quando os artistas estão com pressa, sem omitindo certas regras. Continuar a lêr →

Os tubos hidronil

ligacoes-hidronilJá tinha escrito umas paginas sobre os outros tipos de tubos, e como ainda  não tinha tido ocasião de utilizar os tubos hidronil, esta página estava a faltar, então aqui vão as minhas impressões.

Esta material é muito resistente, é o candidato ideal para a realização de instalações por fora dos muros “aparente” é mesmo a melhor alternativa aos tubos galvanizados sendo também instalados da mesma maneira e com a mesmas ferramentas. Continuar a lêr →

Esquema de aquecimento central com permutador na conduta de fumos

Porque nem toda a gente tem meios financeiros para grandes instalações de aquecimento.

Este esquema é dedicado aqueles que querem recuperar o calor dos fumos que saírem pela chaminé, essa recuperação representa até 25% de economia nos outros sistemas. Continuar a lêr →

Como alimentar máquinas de lavar com água quente para a lavagem

alfa-mixJá fazia um  momento que eu queria fazer este post, sobre  um sistema que já existe há vários anos e que ninguém fala.

Quase desconhecido em Portugal, mas amplamente utilizado na Alemanha, que permite até 60% de economia em sua máquina de lavar roupa ou loiça.

Em cada ciclo da máquina de lavar roupa, a água  deve ser aquecida consoante a temperatura do programa de lavagem, de uma maneira geral a temperatura mais usada é 40C° e  60C °.

Continuar a lêr →

Solar térmico, acoplado com caldeira gasóleo DeDietrich

Aqui vai um exemplo de uma realização de dois painéis solares de 5,4m², com acumulador de 300litros, acoplado a uma caldeira DeDietrich a gasóleo, também com acumulador integrado.

No inverno logo que o aquecimento esteja ligado, o acumulador da caldeira é alimentado desde o acumulador solar, que permite pré-aquecer a agua.

Dedietrich-e-solar

Continuar a lêr →