Instalação de recuperador para aquecimento central

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Instalação de recuperador para aquecimento central

A visualizar 18 respostas da conversa
  • Autor
    Posts
    • #239
      Anônimo
      Inativo

      Boas a todos,

      Estou a instalar um recuperador para aquecimento e para águas sanitarias com acumulador 300l com circuito de radiadores roca. Isto é uma instalação de raiz com tubo de cobre.

      Com isto tudo quero interligar coletores de uma instalação de bomba de calor a alimentar ventiloconvetores. No fim de tudo quero acabar de ter de usar a BC e usar a caldeira a lenha para alimentar todos os radiadores e ventiloconvetores.

      Agora a questão é o seguinte: A alimentação aos ventiloconvetores parte diretamente da caldeira a lenha ou parte do mesmo circuito dos radiadores? A instalação dos convetores está a cerca de 35mts.

      Já agora onde posso ver um esquema de uma instalação que traduz esta situação?

      Obrigado

    • #351
      barcarense
      Participante

      Olá Paulo

      Para o esquema vai ser complicado, não sei onde o podes encontrar.

      Para a alimentação dos ventilo-convetores, podem ser ligados no mesmo circuito dos radiadores, mas isto é: tem de ter uma bomba dedicada pilotada com a sua própria regulação.

      Não sei se vai usar tanque de mistura para o circuito dos radiadores, se tal for o caso, ligue a alimentação dos ventilo-convetores antes deste tanque, pois para o circuito dos ventilo-convetores pode utilizar agua mais quente que nos radiadores.

      Sempre ás ordens

    • #352
      Anônimo
      Inativo

      Obrigado

      Pois a minha dúvida maior é levar a água ao circuito dos ventiloconvetores por ser uma distância maior. Se calhar devia levar uma bomba dedicada para este circuito e tenho receio que a circuladora que começa(ou pelo meons está mais perto) com os radiadores não optimize melhor o circuito que a BC fazia. Tenho o técnico em obra e ele diz que não há problema mas eu tenho as minhas dúvidas… vamos vêr como corre.

    • #353
      pehp
      Participante

      O tanque de mistura é só o acumulador de 300l, deve ser só para AQS. Que tanque mistura devia levar? Onde?

      P.S.
      Desculpem ocorreu um erro. Também tenho o nome de pehp

    • #354
      barcarense
      Participante

      Bom dia.

      Garrafão ou tanque de mistura

      Para funcionar convenientemente a caldeira tem de estar sempre a uma temperatura constante mínimo de70C°.

      Ora essa temperatura é certamente muito elevada para a maioria dos casos, por isso deveria levar um tanque de mistura permitindo de misturar agua da ida com agua do retorno para poder regular as temperaturas dos diferentes circuitos.

      Como vai regular as temperaturas de ida para os diferentes circuitos, misturadora termostática? válvula de mistura 3 ou 4 vias?

      Bom dia

    • #355
      pehp
      Participante

      Boas,

      Já confrontei o instalador que está a fazer tudo num circuito. Diz que não há problema e que vai funcionar bem.

      Vamos vêr… ele também diz que se houver algum problema ele cá está para resolver… todos dizem a mesma coisa até responderem para tal.

      Obrigado

    • #356
      Alves
      Administrador

      Olá paulo.

      Seguramente que vai funcionar, como disse o nosso amigo barcarense e como diz o seu instalador, mas 30 metros é uma distancia importante para uma bomba uma bomba suplementar seria um bom compromisso.

      O que eu acho é que o sistema esta longe de estar otimizado, houve um imigrante que deixou-nos aqui a impressão dele sobre os recuperadores e sistemas a lenha. Faça uma pesquisa para encontrar esse topico, vai ver que vala a pena.

      reparando como se faz de costume estou cada vez mais de acordo com este famoso senhor magalhães até já tentei contactá-lo que ela partilhe connosco a experiência dele, pois temos ser ser justos e dizer que Portugal esta bastante atrasado ao nível de aquecimento em comparação aos países nórdicos.

      Depois cada um defende o seu ponto de vista.

    • #357
      pehp
      Participante

      Também já tentei entrar em contato com o Sr. Magalhães e sem sucesso. Onde posso arranjar um esquema que esteja mais optimizado? Já andei pelo site sitio das lareiras a tirar ideias daí a minha dúvida se é preciso outra bomba. Acho que tem lá um esquema em que numa casa de 1º andar, o circuito já leva outra bomba.

      É que no meu caso para além dos radiadores de conveção natural, o mesmo circuito vai alimentar um circuito de ventiloconvetores e esse a 35mts… vamos ver como a coisa corre?

      Obrigado pessoal e Sr. magalhães?

    • #358
      Alves
      Administrador

      Olá.

      Se caso não funcionar como você espera, tem sempre a possibilidade de instalar o segundo circulador a todo momento.

      No que diz respeito ao utilizador magalhães ainda não tive resposta da parte dele, mas é verdade que gostaria que ele participa-se nesta discussão.

    • #359
      Magalhães
      Participante

      Olá Sr Paulo.
      Desculpe o atraso na correspondência, pois venho raramente a internet.
      Vi que precisava un esclarecimento sobre uma instalação de aquecimento com dois circuitos distintos que poderão funcionar alternativamente ou paralelamente.

      Apesar de as instalações a lenha não serem o meu forte, eu diria que instalasse um segundo circulador, pois dois circuitos distinctos = a 2 circuladores.

      Se essa instalação fosse em França, essa pergunta nem sequer existiria instalaria-se diretamente duas bombas.

      Sem querer criticar os profissionais Portugueses, acho que estão realmente atrasados no que diz respeito a otimização do funcionamento, mas existem sistemas bem pensados que prometem um grande sucesso, nomeadamente em zona rurais.

      Para um desenho, estou de acordo, você envia-me o desenho da sua instalação e eu corrijo como se fosse eu a fazer a instalação.

      Envio-lhe uma copia desta mensagem diretamente para o seu mail.

    • #360
      Magalhães
      Participante

      Como o prometido é devido aqui vai então o esquema que precisava.

      Pelas fotografias que me enviou, eu acho que a sonda térmica que esta ligada do lado esquerdo do conduto de fumos está ligada ao contrario deveria dar mais meia volta para que ficasse no bom sentido “isto é a confirmar no local”, mas penso que quanto mais aquece mais abre a entrada do ar, logo que deveria ser o contrário.

      Fico disponível para mais informações mas por favor faça-o aqui, pois o seu assunto pode ser a solução para outra pessoa, assim como você gostaria de ter encontrado logo no inicio que procurou.

    • #361
      pehp
      Participante

      Como o prometido é devido aqui vai então o esquema que precisava.

      Pelas fotografias que me enviou, eu acho que a sonda térmica que esta ligada do lado esquerdo do conduto de fumos está ligada ao contrario deveria dar mais meia volta para que ficasse no bom sentido “isto é a confirmar no local”, mas penso que quanto mais aquece mais abre a entrada do ar, logo que deveria ser o contrário.

      Fico disponível para mais informações mas por favor faça-o aqui, pois o seu assunto pode ser a solução para outra pessoa, assim como você gostaria de ter encontrado logo no inicio que procurou.

      Muito obrigado desde já e as minhas desculpas de só agora responder. Tenho andado super ocupado e ainda mais esta questão do aquecimento que tem problemas e o instalador não me sabe solucionar e não quer saber já disto!!!
      Vai ter problemas agora de outra ordem…

      Adiante. É necessário ter dois vasos de expansão(situados no sotão) um na ida e outro no retorno?
      coloco esta questão devido a que não posso colocar o circulador na posição 2 e 3 porque é só “martelada” vinda da conduta. Na posição 1 já não faz. Mas depois vou ter menos kw de calor distribuídos por o circuito todo (se é assim que posso dizer). Logo há menos otimização do sistema.

      Já agora qual a pré carga (pressão) no vaso de expansão? Se tenho uma valvula de segurança 3bar/90ºc não pode ser 3bar que o vaso tem de ter… digo eu. Já vi e o vaso tem indicação de 3 bar( mas deve ser talvez para outro sistema pressurizado)?!

      Muito obrigado pela ajuda de todos

      Paulo

    • #362
      Magalhães
      Participante

      Oi

      Então que dizer que a sua instalação tem problemas né!!! Você mesmo já tinha previsto isso.

      No que diz respeito aos vasos de expansão, não é necessário ter dois, um só chega alguns vasos “via aberta” permitem a ligação dos dois tubos, mas nas instalações correntes um só tubo chega.
      Esquema de vaso de expansão

      Como pode ver neste caso de caldeira a lenha que é a mesma coisa de um recuperador.

      esquema de caldeira a lenha

      No que diz respeito a circulação.

      Se a posição 1 chaga a enviar a potencia a todos os radiadores, deixe nessa posição, a agua vai levar mais tempo a dar a volta, vai chagar mais fria ao recuperador mas vais também sair mais devagar. Bem que não seja a melhor forma de proteger o seu recuperador contra o ponto de rosa que é de mais ou menos 55 ou 60C°.

      Para a pressão do ou dos vasos “somente vasos fechados”.

      Nas instalações a lenha, geralmente instala-se vasos abertos, mas isto não quer dizer que os vasos fechados não sejam uma boa solução, acho mesmo que são mais eficazes que os vaso abertos.

      A pressão difere em cada instalação, no seu caso se eu compreendo bem o seu vaso esta no sótão seja no ponto mais alto da instalação, a pressão deve ser igual a pressão da instalação ao nível do vaso.

      Neste caso assegure-se que a capacidade do vaso é suficiente ou maior do que a instalação necessita, senão os dano podem ser perigosos.

      Vaso fechado

    • #363
      pehp
      Participante

      Muito obrigado,

      Estudando melhor aqui o que ficou para aqui feito(instalação), pelo menos resolvi os principais problemas da canalização.

      O aumento da pressão no circuito fechado chegando aos 3 bar e colocando para o esgoto, resolvi diminuir a pressão do vaso de expansão de 3 bar que estava do instalador para 1.5bar e funciona agora ás mil maravilhas. A instalação começa a trabalha entre 1bar (em frio) e quase 2 bar consuante a temperatura penso eu.

      O problema dos martelos era o seguinte: verifiquei que as válvulas do retorno estavam meias fechadas. Abri-as todas para o máximo. Coincidência ou não já não faz barulhos. O instalador tinha uma frase celebre, ” não tem nada a ver o cu com as calças”. O que é que ele percebe?

      Agora isto que vou perguntar ainda não sei: Qual a pressão do circuito fechado depois de estar a trabalhar? Ou também quando deve estar no inicio, a frio?

      As A.Q.S. a que pressão deve estar regulado? Tenho uma pressão da rede de cerca 6 bar. Reduzindo para metade chega e sobra?

      Obrigado

    • #364
      Alves
      Administrador

      Bom dia

      O aumento da pressão no circuito fechado chegando aos 3 bar e colocando para o esgoto, resolvi diminuir a pressão do vaso de expansão de 3 bar que estava do instalador para 1.5bar e funciona agora ás mil maravilhas. A instalação começa a trabalha entre 1bar (em frio) e quase 2 bar consuante a temperatura penso eu.

      Até aqui esta certo, é normal que a pressão aumente com o calor…

      O problema dos martelos era o seguinte: verifiquei que as válvulas do retorno estavam meias fechadas. Abri-as todas para o máximo. Coincidência ou não já não faz barulhos. O instalador tinha uma frase celebre, ” não tem nada a ver o cu com as calças”. O que é que ele percebe?

      Esta frase, confirma algumas que tenho ouvisto, finalmente acho que temos a boa tecnologia mas faltam-nos os detalhes, é fácil instalar um recuperador ou caldeira, mas não é fácil otimiza-la para um funcionamento eficaz e económico, neste ultimo aspeto os países nórdicos tem algumas dezenas de anos de avanço em relação a Portugal…

      Agora isto que vou perguntar ainda não sei: Qual a pressão do circuito fechado depois de estar a trabalhar? Ou também quando deve estar no inicio, a frio?

      A pressão varia consoante a quantidade de agua no circuito, ora 200 litros crescem mais do que 120 litros quando dilatada, para lhe dar uma ideia a agua cresce 3% entre 12C° e 60C°.

      Se a sua instalação tiver 300 litros tem de utilizar um vaso de volume útil mínimo 12 litros, ora 300litros vão crescer até 309 litros como devemos ter sempre uma margem de erro, precisamos sempre de um vaso de capacidade suplementar.

      As A.Q.S. a que pressão deve estar regulado? Tenho uma pressão da rede de cerca 6 bar. Reduzindo para metade chega e sobra?

      A pressão de serviço de uma instalação é de 2,5 a 3Kilos, que é o equilibro entre economia e conforto do utilizador,
      Quando uma torneira mono-comando ou não, indica 12litros/minuto…. esse teste foi feito a uma pressão de 2,5Kilos, que é também a norma europeia.

    • #365
      pehp
      Participante

      Boas,

      A bomba circuladora está no tubo do retorno a “mandar a água para a caldeira”. Isto é a melhor forma de optimizar o sistema? Está bem?

      M/C

      Paulo

    • #366
      Alves
      Administrador

      Não tem importância que a bomba esteja na ida ou no retorno, o funcionamento é igual.

      Mas é sempre aconselhado que a bomba seja posta na posição vertical e que o sentido de circulação seja de baixo para cimo.

      Ou então na posição horizontal, nesse caso o corpo de bamba tem se estar deitado, de maneira a que o eixo seja automaticamente lubrificado pelo fluxo.

      Posição dos circuladores

    • #367
      pehp
      Participante

      Não tem importância que a bomba esteja na ida ou no retorno, o funcionamento é igual.

      Mas é sempre aconselhado que a bomba seja posta na posição vertical e que o sentido de circulação seja de baixo para cimo.

      Ou então na posição horizontal, nesse caso o corpo de bamba tem se estar deitado, de maneira a que o eixo seja automaticamente lubrificado pelo fluxo.

      posição dos circuladores

      Então no meu caso tenho uma má instalação: Fala na circulação de baixo para cima mas eu tenho ao contrario!

    • #368
      Alves
      Administrador

      O facto da bomba estar na posição de cima para baixo não quer dizer que a sua instalação não seja funcional.

      O facto da bomba ser instalada em posição de circulação de baixo para cima, permite de facilitar a circulação na hora do enchimento, é assim que são instaladas todas as bombas instaladas por profissionais.

      Para voltar ao ao assunto inicial, diga-nos o que é, que não funciona ou que funciona mal, podemos-lhe dar umas dicas para otimizar o seu sistema.

A visualizar 18 respostas da conversa
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.