Termo-acumulador de 100 litros que rebentou

Home Fórum Caldeiras e termoacumuadores Termo-acumulador de 100 litros que rebentou

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Autor
    Posts
    • #403
      Lysa
      Convidado

      Oi.
      Um encandador veio instalar no mês passado, um termoacumulador de 100 litros na casa do vizinho.

      a companhia ligou-lhe a agua na semana passada antes tinha agua de nascente e passou a agua da companhia, na passada sexta-feira, o termo-acumulador rebentou varrendo tudo á sua volta, não houve feridos mas os danos materiais são importantes, quem é responsável por esses danos, o instaladores ou o dono da casa?
      Obrigada pelos conselhos

    • #2960
      C&A
      Administrador

      Por acaso não tinha visto esta pergunta.
      Mas é interessante que este assunto seja esclarecido, a responsabilidade pode ser atribuída ao canalizador assim como ao proprietário, tudo depende do que foi falado entre as duas pessoas.

      Imagine: Existem dois tipos de instalação.

      • A instalação com pressão, (agua da rede ou instalação com supressor)
      • A instalação sem pressão, agua de nascente com uma caixa de reserva, a pressão é somente o peso da agua da caixa.

      Vamos começar por dizer que agua (assim como todos os corpos) aumenta de volume quando aquece, infelizmente o cilindro não cresce para absorver essa quantidade de agua.

      Nos dois casos a instalação e os componentes não são iguais, no caso de agua de caixa o volume de agua acrescentado devidamente á expansão da agua ao aquecer é absorvido pela caixa, esse sistema nunca rebenta.

      No caso de instalação com pressão é indispensável instalar uma válvula de segurança que vai abrir e deixar sair um pouco de agua logo que a pressão ultrapasse o limite da válvula.

      Uma instalação de agua sem pressão não esta adaptada a receber agua com pressão, no caso do seu vizinho, é necessário saber se o seu vizinho avisou ou canalizador que viria num futuro próximo a introduzir pressão na instalação se esse assunto não foi falado entre as duas identidades o seu vizinho encontra-se sem recurso.
      tenho conhecimento de um caso onde a pessoa que alterou a instalação para receber a agua de rede contentou-se de enroscar duas rolhas na entrada e saída da caixa e foi-se embora, algumas horas mais tarde chegaram os problemas, o cilindro rebentou, depois o canalizador disse que não lhe tinha tocado e que não era responsável. Somente tinha se esquecido de pousar a válvula de segurança no termo-acumulador, se o tivesse feito nada teria acontecido.

A visualizar 1 resposta da conversa
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.