A energia hidraulica, como funciona de onde vém como é produzida?

Por | 26 de janeiro de 2011
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

hydraulica

A energia hidráulica é a energia fornecida pelo movimento da agua sobre todas as suas formas, ribeiros, maré marítima, cachoeira, estes movimentos podem ser utilizados da maneira direta ou indireta, para produzir eletricidade.

Este movimentos podem também ser utilizados de forma mecânica, sem produção elétrica, para mover o maquinismo final, como por exemplo um moinho a agua, ou ainda outros tipos de maquinismos mecânicos,como bombas de irrigação.

Como podemos ver, os nossos antepassados já conheciam a energia natural sob forma mecânica, sem a transformar em eletricidade.

Origém

A energia hidráulica é uma manifestação indireta do sol assim como muitas outras fontes de energia sobre a terra (vento, biomassa, energias fosseis, e ondas do mar “marítima”.)

Sobre a ação do sol, a agua se evapora dos oceanos, ribeiros, lagos e outras retenções para se mover à vontade dos ventos sob a forma de nuvens.

As baixas de temperatura nos céus dos continentes, provocam a condensação do vapor de agua e assim a chuva e a neve em períodos muito mais frios, estas precipitações, alimentam os lençóis freáticos, as nascentes, por infiltração direta no solo, os ribeiros os rios para ir descair nos oceanos, formando desta maneira um ciclo sem fim.

Este ciclo natural está infelizmente, bastante perturbado pelo homem, sob a ação do que chamamos mundialização…

Brevemente um artigo sobre este assunto aqui…

Utilização

A energia hidráulica pode ser utilizada diretamente ao estado mecânico (como descrevido mais acima) das formas seguintes:

  • A agua de um ribeiro pode ser utilizada para mover uma grande roda (tamanho dependente da corrente)exemplo do moinho a água.
  • A corrente pode também mover uma maquina hidráulica, para injetar óleo hidráulico a alta pressão, permitindo o movimento de cargas podendo atingir várias toneladas.
  • A energia hidráulica mecânica pode ser armazenada em grandes acumuladores, sob diversas formas, como simplesmente armazenar apenas a água com a sua força natural, (principio de funcionamento das barragens).
  • Enfim a possibilidade de multiplicar esta força natural agindo sobre uma ou mais turbinas afim de estabilizar a fonte energética de saída, os limites, são a imaginação do ser humano.

A energia hidráulica convertida em I.E

maritimaE também possivél converter a energia hidráulica em energia elétrica (I.E.)para distribuir em seguida nas redes elétricas.

  • Uma central hidroelétrica utiliza a força da água mas também a energia provocada pela altura da cachoeira, assim como o débito.
  • Uma central marasmática utiliza a energia das marés e correntes marítimas.
  • A energia das ondas marítimas pode também ser explorada, mas ainda ninguém teve essa ideia ou o resultado não seria suficiente para amortizar os custos.
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.