Energias naturais! de que energias falamos?

Por | 22 de dezembro de 2010
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O termo “energia renováveis ” surgiu nos anos 70. Isso significa que o fluxo de energia chamado, em oposição a combustíveis fósseis. Em outras palavras, as energias renováveis não se esgotam: o homem converte a energia da natureza, directamente em energia consumável seja em: (electricidade, calor, combustível.

Pessoalmente acho que enquanto o homem não encontrar o meio tecnológico que permita o armazenamento da energia, seremos sempre obrigados a recorrer as energias petrolíferas afim de sustentar todos os consumidores, particularmente durante os picos de consumição.

Sendo atualmente em número de seis: as energias renováveis também tem os seus inconvenientes, embora que a maior parte da população não ou nunca tivesse pensado nestes inconvenientes.

biomassa

Energia biomassa

eolica

Energia Eólica

solar

Energia Solar

Energia Hidráulica

Energia Hidráulica

Energia maritima

Energia marítima

Energia Geotérmica

Energia Geotérmica

Para a biomassa, a área sob cultivo de materiais (girassol, cana, etc.) Reduz a área de produção de alimentos. O desenvolvimento da biomassa também deve ser controlada para não causar outros efeitos nocivos (pesticidas, irrigação, etc) …

As energias, hidráulica, biomassa, eólica, geotérmica, marítima e solar são portanto energias  inesgotáveis, mas seu desenvolvimento é no entanto prejudicador em alguns fatores.

No caso da energia eólica, temos assistido nestes últimos anos, as construções de centrais eólicas no alto das serras, não somente em Portugal mas também pela Europa em diversos países.

Também temos visto o aumento das construções de centrais fotovoltaicas  em diversos países, este tipo de produção seria uma boa alternativa se fosse construido em locais onde a exploração agrícola é impossível, como por exemplo certas partes do deserto e locais com falta de agua.

A energia renovável tem um futuro brilhante pela frente. A consciência coletiva do aquecimento global tem propulsado a consideravelmente a utilização destes recursos energéticos.

No entanto, em certos aspetos, algumas precisam ainda de fazer as suas provas, ou então os fabricantes de materiais tem ainda um esforço considerável a fazer permitindo a exploração de tais energia pelo publico em geral.

Exploradas desde o início da humanidade e por muito tempo negligenciadas, as energias renováveis poderiam garantir uma quota bem importante das nossas necessidades.

Estas energias, que não emitem praticamente nenhum CO2, são de facto uma ação poderosa para o desenvolvimento sustentável. As energias renováveis representam atualmente 18% da produção mundial de eletricidade.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.