Dezenas de paineis solares rebentados

Por | 28 de dezembro de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Olá caros leitores, venho hoje novamente escrever mais uma pagina sobre os painéis solares que tem rebentado em Portugal devidamente por estarem mal montados. Um dos meus amigos também é vitimas dessa montagem mal efetuada.

Depois de algumas pesquisas, acabei por ver dezenas de esquemas de montagem que induzem os profissionais de sector em erro, acabando por provocar eles mesmos inconscientemente, a rutura dos painéis durante os períodos de frio.

Na maioria dos casos os instaladores, utilizam purgadores automáticos nos pontos altos das instalações, de uma forma geral a utilização de tais componentes é um erro, vamos ver porquê!

painel solar com purgador solar_termico_purgador_detalhe

Temos de ter em conta os pontos seguintes para compreender.

A agua começa a ferver a uma temperatura de 100°C, mas somente se a sua pressão for inferior a 0,6kilos, se a pressão for superior a 0,6kilos, a agua pode até atingir 200°C ou 300°C que não pode ferver.

Os painéis solares térmicos são realmente muito eficientes somente quando temos muito sol, que é o momento que menos precisamos de agua quente e então vamos automaticamente baixar a consumição, logo a que produção aumenta.

Esses dois fatores acabam por criar uma produção muito importante, em certos casos a temperatura dos painéis pode mesmo atingir 150°C , nesse mesmo momento se a pressão for inferior a 0,6kilos de pressão a agua vai-se transformar em vapor e sair pelo purgador, nesse mesmo momento e enchedor automático acaba por encher novamente o circuito.

O aditivo anti-gelo contido desde a origem da instalação, acaba por ser progressivamente transformado em vapor e sair pelos purgadores até ao ponto de ficar somente agua dentro da instalação.

Evidentemente que durante o inverno a agua sem aditivo vai congelar e provocar a rutura dos painéis

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

3 comentários em “Dezenas de paineis solares rebentados

  1. JVPer

    Bom dia,

    Vi esta sua informação, tecnicamente bem explicada, sobre o erro cometido na instalação de purgadores em paineis solares.
    Mas não esclareceu o que se deve então fazer em relação aos purgadores, para evitar que a temperatura suba demasiado (iMagino que temperaturas demasiado elevadas também acabem por danificar o sistema).

    – Onde colocar os purgadores?
    – O que fazer para evitar que o liquido anti congelamento evapore?
    – O que fazer para evitar que a água no painel aqueça demasiado no Verão?

    Obrigado,

    Responder
  2. Cristóvão Morais

    Uma instalação solar térmico não deve ter purgadores, a purga do sistema deve ser efectuada por uma bomba na altura do enchimento.
    Caso se queira utilizar os purgadores devem ser instalados juntamente a este uma valvula seccionamento que consiga suportar altas temperaturas. A valvula de seccionamento só está aberta na altura do enchimento e nas manutenções para purga do ar do sistema.
    Quando está em funcionamento normal a valvula de seccionamento deve estar fechada inutilizando o purgador, visto que quando a água glicolada vaporiza para os purgadores é como se fosse ar e perde.se a água pelo purgador.

    Responder
    1. Dani Autor do artigo

      Ola Cristovão Morais, queria agradecer pela sua intervenção, assim como pela sua explicação.
      Até que enfim que um conhecedor veio apoiar a minha teoria.
      Nem imagina o numero de comentários que eu não publiquei, alguns instaladores até me chamaram de burro.

      Em todos os casos, Portugal utiliza tecnologias estrangeiras (Portugal não fabrica), até esta bem avançado em relação a certos países, Mas no que diz respeito as instalações (nivél pratico), os instaladores ainda têm muito que evoluir e os fornecedores não favorecem essa evolução, pois esses danos causados fazem vender.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.