Solar térmico, acoplado com caldeira gasóleo DeDietrich

Por | 15 de julho de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Aqui vai um exemplo de uma realização de dois painéis solares de 5,4m², com acumulador de 300litros, acoplado a uma caldeira DeDietrich a gasóleo, também com acumulador integrado.

No inverno logo que o aquecimento esteja ligado, o acumulador da caldeira é alimentado desde o acumulador solar, que permite pré-aquecer a agua.

Dedietrich-e-solar

No verão quando o aquecimento esta desligado, uma resistência elétrica produz o complemento necessário para elevar a temperatura da agua a 60C°, um sistema de bi-passe automático desvia a agua que sais do acumulador solar diretamente para a instalação visto que a caldeira esta desligada.

Porque elevar a temperatura até 60C° ? Em França a lei obriga que a agua quente acumulado se eleve até essa temperatura, no mínimo 30minutos/24H, ou seja pelo menos 30 minutos em 24 horas, o que permite de lutar contra o desenvolvimento de bactérias naturalmente presentes na agua! Como por exemplo: A Legionella.

Os painéis foram instalados no telhado de uma cabana da jardim com exposição Este/Oeste, devidamente a a essa má orientação, o potencial máximo de produção não pode ser atingido, assim somente 70% da produção de agua quente é produzido por esta instalação, que mesmo assim assegura agua quente para uma família de 6pessoas.

Desta mesma maneira a duração de vida da caldeira é preservada, visto que funciona somente no inverno.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.