Torneiras de radiador com termostato integrado

Por | 28 de maio de 2010
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

torneira_de_radiador_termostaticaAs torneiras de radiador termostàticas regulam o débito do circuito, consoante a temperatura ambiente, agindo diretamente no circuito de entrada do fluxo circulante, este funcionamento é devido a um termostato a bulbo integrado.

Uma versão mais sofisticada, dispõem desse termostato a bulbo, à distancia ligado à torneira por um tubo muito fino que equivale a um fio eléctrico, esse tipo de torneiras permite de regular o débito do fluxo circulante, consoante a temperatura enviada pelo termostato à distancia.

 Este tipo de torneiras existe também com regulador electrónico mas ainda é difícil de encontrar no comércio.

Se utilizar este tipo de válvulas na sua instalação, aconselhamos que instale material de marca, a fabricação genérica tem os seus inconvenientes. Bem que este tipo de material seja básico e a sua instalação seja banal, tem mesmo assim algumas precauções a respeitar para um funcionamento optimizado.

 Posição a respeitar

 A torneiras de radiador termostaticas devem sempre ser montadas em posição horizontal.

tipos_de_torneiras_radiador_termostatica Por essa razão est tipo de torneiras existe para a maioridade dos casos, de esquadro, de esquadro invertido,direitas, direitas invertidas enfim existe sempre uma torneira para cada situação.

 Em que circunstancias instalar?

 É importante saber que as torneiras termostàticas não devem ser instaladas em todas as situações, acontece muitas vezes que a situação não seja adaptada a receber uma torneira de cabeça termostatica.

esquema_de_montagem_torneira_radiador_termostatica

O ar deve circular livremente a volta da torneira termostatica, se essa condição não for respeitada, a torneira pode ser influenciada pela temperatura do radiador.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Torneiras de radiador com termostato integrado

  1. Carlos Carvalho

    Desde já felicito pelo site, tem-me ajudado bastante nas dúvidas que surgiram recentemente na minha instalação.

    A minha questão é a seguinte:
    Começando por referir o problema, 3 radiadores só começavam aquecer quando o valor da torneira termostato estava no máximo, ou seja no valor 5(de 0-5), Inicialmente pensei que que avaria fosse dos purgadores automáticos, substituí todos e o problema continuou, pensei que fosse por falta de purga, mas não visto que os purgadores são automáticos, é feito automático(penso eu), retirei água de todos os radiadores de modo a renovar a água(pois a instalação já vai a caminho dos 12 anos) inclusive o toalheiro no WC que tem purgador manual, e foi fácil fazer a purga desse, o problema continuou, continuei a pesquisar e encontrei algures para abrir mais um pouco a torneira do retorno e assim fiz, e continuou na mesma, agora deduzo que seja mesmo problema da torneira termostato de cada radiador, existe alguma coisa para arranjar ou terei de comprar novos?
    Também testei com a pressão na caldeira, com mais pressão menos pressão, actualmente encontra-se no 2(vejo que é o ideal para a maioria dos casos).
    Desde já grato pela resposta.

    Responder
    1. Dani

      Ola senhor Carvalho, os meus melhores votos para 2017.

      O seu problema deve talvez situar-se nas torneiras termostáticas bloqueadas visto que indicou os números a 0 a 5 deduzo que tem cabeças termostáticas.
      Desmonte a cabeça termostática, depois vai encontrar uma agulha, na qual você vai carregar para dentro para ver se ela se move.
      Nunca puxe essa agulha para trás com alicate.

      Carregue para dentro sempre até que ela faça vai e vem, só assim terá a certeza que as torneiras não estão bloqueadas.
      Depois monte a cabeça termostática novamente.
      Poste aqui o resultado

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.