Valvulas de zona, de mistura, térmicas e 3 ou 4 vias

Por | 12 de janeiro de 2011
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

A válvula de zona valvula_de_zona

Pode ser chamada torneira de mistura, três vias, torneira termostatica o torneira de zona.

Em caso de válvula de zona ele permite de desviar um fluxo do circuito A para o circuito B e inversamente.

Também pode ser utilizada de maneira inversa, permitir a circulação de um circuito, tendo duas entradas, circuitos A ou B para circuito C, assim como A e B para C.A posição do eixo de manobra deve-se encontrar sempre em posição horizontal ou vertical, o motor nunca pode estar mais baixo que o corpo da válvula

Nas instalações de climatização o motor deve estar sempre mais alto que o corpo da válvula.

esquema_valvula_4vias

A válvula de mistura ou 3 ou 4 vias

valvula-4-vias

A válvulas ou torneiras de mistura são utilizadas nas instalações de aquecimento para misturar a agua proveniente da caldeira ou (outra produção), com a agua do retorno, afim de obter uma agua à temperatura desejada.

Esta mistura permite uma regulação da temperatura da ida otimal para o seu circuito de aquecimento ou climatização a base chãos radiantes.

Estas válvulas podem ser pilotadas manualmente ou eletricamente se as equipar como o servo-motor descrito mais abaixo, neste ultimo caso uma regulação é necessária afim de ativar a abertura ou o fecho do maquinismo.

 Passador térmico

 

esquema_valvula_termicavalvula_termica Nas instalações de aquecimento com caldeiras a combustível solido, o passador térmico garante a reciclagem total da agua que sai da caldeira, até que a temperatura mínima seja atingida.

Esta condição permite a que a agua do retorno completamente fria não entre na caldeira, afim de não formar o chamado ponto de orvalho que provoca a oxidação da caldeira.

Logo que a agua de ida se aquece progressivamente o passador térmico vai abrindo também o retorno para que a agua do circuito possa chagar até a caldeira.

Resumo: contrariamente aos reguladores de temperatura de ida, a válvula térmica regula a temperatura do retorno para que a agua fria não possa entrar na caldeira.

O servomotor

servomotor

Um servomotor é um sistema motorizado que pode chegar a posições pré-determinadas e, em seguida, mantê-las. A posição é a seguinte: no caso de um motor rotativo, um ângulo de posição e, no caso de uma posição do motor linear de distância. Ele usa os motores elétricos, bem como motores hidráulicos. Captação e retenção da posição predeterminada são controlados por uma configuração do sistema.

Os servo-motores são utilizados nas instalações, com válvulas de mistura, são este motores que se põem ao serviço das regulações afim de abrir ou fechar um circuito ou afim de misturar dois circuitos.

Estes motores existem em baixa tensão, entre 12 e 24 volts, e existe também em 220 volts e podem ser pilotados por uma regulação ou por uma sonda de temperatura eletrónica.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.