Canalizar

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Existem duas maneiras de realizar instalações de agua ou aquecimento, tudo depende dos tubos que vai utilizar para distribuir a agua ou o aquecimento em sua casa.

O sistema antigo de tipo bi-tubo utiliza-se com os materiais: O sistema moderno caixa de distribuição utiliza-se com os materiais:
Cobre Cobre em rolo
Multi-camadas PEX
Inox Multi-camadas
PPR PPR não recomendado neste tipo de distribuição
Hidronil Polietileno

Chegou o momento onde o cliente se diz: Ui tanta confusão mas que diabo de tubulação devo eu escolher! Aqui nestas paginas vamos ajuda-lo a fazer essa escolha.

De uma maneira geral, vamos simplificar essa escolha.

Se a sua instalação for nova é lógico que seja embutida, podemos então excluir tubos os tipos de tubo com acessórios mecânicos que esses devem ficar visíveis.

Se o seu modo de aquecimento for a combustível solido, o seja que o queimador continue de queimar mesmo em caso de corte ou avaria elétrica, podemos excluir os tubos sintéticos que riscam de derreter sob o efeito de calor em caso de avaria.

 

Resumindo a escolha dos tubos para instalação de agua potável embutida

  • PEX
  • Multi-camadas
  • Cobre em rolo se a produção de agua quente seja feita a lenha

Resumindo a escolha de tubos para instalação de aquecimento embutida

Se a produção de aquecimento for feita com queimador elétrico (que se apaga se houver corte ou avaria elétrica).

  • PEX
  • Muti-camadas
  • Cobre
  • PPR

Em caso de produção de aquecimento com  queimadores não elétricos, lareiras, fogões a lenha, caldeiras a lenha ou recuperadores.

  • E indispensável usar Cobre.

Para instalações por fora dos muros e sem produção a lenha.

Se a sua instalação for aparente e sem produção de agua quente ou aquecimento a combustível solido, pode usar os tubos que melhor lhe convier, menos os tubos PEX que são reservados as instalações embutidas.

Agora que já esta mais claro para os utilizadores vem então o momento de escolher a sua produção de agua quente ou aquecimento.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail