Re: Esquema de ligação de recuperador de calor

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Esquema de ligação de recuperador de calor Re: Esquema de ligação de recuperador de calor

#291
Anônimo
Inativo

Olá Sr. Magalhães.

Sou novo por aqui e a minha experiência como canalizador não vai além das instalações das redes de água domésticas.

Preciso agora de fazer uma instalação de aquecimento central com base num recuperador de calor. A instalação é simples, já que será autónoma, ou seja não se pretende qualquer interligação com o esquentador.

Tenho algumas dúvidas e pedia assim a sua ajuda que desde já muito agradeço.

Em primeiro lugar que tubagem me aconselha. Estou habituado a pex e multicamada, porém tenho lido que nenhum dos dois é adequado a aquecimento central. Se pudesse utilizar multicamada seria bom, pela facilidade, já que com cobre a coisa complica-se um pouco. Agradeço a sua opinião/ajuda.

Por outro lado, li o seu comentário quanto ao esquema do “sitio das lareiras”, será que me poderia arranjar um esquema simples para uma instalação simples que não vai ter qualquer interligação com esquentador, cilindro ou caldeira?
Por aqui a maioria do profissionais usa o vaso de expansão aberto no telhado, para mim isso é um problema porque a maioria dos edifícios onde trabalho são feitos em terra (taipa), em Francês “Pisé”. A terra crua, não gosta de água, muito menos água muito quente.

Enfim fico muito grato por qualquer ajuda que me possa dar.

Cumprimentos

Américo