Responder a: Esquema de ligação de recuperador de calor

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Esquema de ligação de recuperador de calor Responder a: Esquema de ligação de recuperador de calor

#292
Alves
Administrador

Ola.
Assim como você fico esperando a intervenção do nosso amigo Magalhães.

Mas vou começar por ajudar naquilo que está ao meu alcance.
No que diz respeito aos tubos a utilizar, aconselhamos-lhe que não utilize tubos em matérias plásticas, ora a temperatura dos geradores a lenha é instável e pode causar danos irreversíveis aos tubos de distribuição.

Se a sua instalação é embutida utilize cobre soldado, se a instalação é por fora (á vista) pode utilizar cobre ou inox ou ferro roscado ou prensado com a máquina ou ainda acessórios bicones.

No que diz respeito ao esquema.

pode utilizar o esquema do sitio das lareiras, bém que ele não esteja otimizado, ele vai funcionar, é o que se faz geralmente.

  1. O vaso de expansão instalado como estão vai funcionar como um radiador (termo-sifão).
  2. A seguir eu acho que todas as instalações deviam estar sob-pressão o que impede a agua de ferver, pois a agua ferve a pressão inferior a 0,6bars, no caso de vaso aberto, a pressão é igual ao peso da agua.
  3. Para concluir, acho que os geradores a lenha deviam se manter a uma temperatura mínima de 60C° para evitar o ponto rosa dentro da câmara de combustão, para se fazer devia absolutamente se instalar um balão acumulador para poder temperar a aqua de saída para os radiadores.
  4. Sem esquecer a válvula de regulação da temperatura do retorno, para que a agua não entre muito fria dentro do gerador muito quente para não provocar o ponto rosa.

Na espera de o lêr