Re: Instalação de recuperador para aquecimento central

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Instalação de recuperador para aquecimento central Re: Instalação de recuperador para aquecimento central

#364
Alves
Administrador

Bom dia

O aumento da pressão no circuito fechado chegando aos 3 bar e colocando para o esgoto, resolvi diminuir a pressão do vaso de expansão de 3 bar que estava do instalador para 1.5bar e funciona agora ás mil maravilhas. A instalação começa a trabalha entre 1bar (em frio) e quase 2 bar consuante a temperatura penso eu.

Até aqui esta certo, é normal que a pressão aumente com o calor…

O problema dos martelos era o seguinte: verifiquei que as válvulas do retorno estavam meias fechadas. Abri-as todas para o máximo. Coincidência ou não já não faz barulhos. O instalador tinha uma frase celebre, ” não tem nada a ver o cu com as calças”. O que é que ele percebe?

Esta frase, confirma algumas que tenho ouvisto, finalmente acho que temos a boa tecnologia mas faltam-nos os detalhes, é fácil instalar um recuperador ou caldeira, mas não é fácil otimiza-la para um funcionamento eficaz e económico, neste ultimo aspeto os países nórdicos tem algumas dezenas de anos de avanço em relação a Portugal…

Agora isto que vou perguntar ainda não sei: Qual a pressão do circuito fechado depois de estar a trabalhar? Ou também quando deve estar no inicio, a frio?

A pressão varia consoante a quantidade de agua no circuito, ora 200 litros crescem mais do que 120 litros quando dilatada, para lhe dar uma ideia a agua cresce 3% entre 12C° e 60C°.

Se a sua instalação tiver 300 litros tem de utilizar um vaso de volume útil mínimo 12 litros, ora 300litros vão crescer até 309 litros como devemos ter sempre uma margem de erro, precisamos sempre de um vaso de capacidade suplementar.

As A.Q.S. a que pressão deve estar regulado? Tenho uma pressão da rede de cerca 6 bar. Reduzindo para metade chega e sobra?

A pressão de serviço de uma instalação é de 2,5 a 3Kilos, que é o equilibro entre economia e conforto do utilizador,
Quando uma torneira mono-comando ou não, indica 12litros/minuto…. esse teste foi feito a uma pressão de 2,5Kilos, que é também a norma europeia.