Responder a: Valvula de redução pressão

Home Fórum Aquecimento central e climatização Valvula de redução pressão Responder a: Valvula de redução pressão

#1180
C&A
Administrador

Venho completar o que disse o nosso amigo campos que eu agradeço pela sua intervenção.

Bem eu não estou a ver a instalação completa mas penso destingir a chegada de agua fria em tubo de inox que alimenta o enchimento do aquecimento aqui deveria ter pelo menos uma válvula anti-retorno ou um separador de instalações antes do enchedor automático.

Em seguida o tubo de inox vai alimentar o acumulador que eu penso que é agua potável que é aquecida pela serpentina, logo que esteja quente a eletrovalvula fecha a circulação!!! Confirma?

mas nu tubo inox que suponho de agua fria tem uma válvula anti-retorno que impede a agua de voltar para trás quando o acumulador esta a aquecer!!! A questão que me ponho é a seguinte, para onde vai a agua do acumulador quando aumenta de volume devido ao aquecimento (dilatação de 3% entre 12c° e 60C°).

Na chegada de agua fria mesmo antes de entrar no acumulador deveria existir uma peça mais ou menos como esta.
Válvula de segurança para termo-acumulador

Nas instalações fechadas, quando a agua aquece dilata-se, este acréscimo tem de ser absorvido, caso contrario a pressão pode ser tão elevada que nem as válvulas anti-retorno resistem, este fenómeno pode justificar o aumento de pressão na sua válvula redutora principal, assim como o fecho brusco de torneiras comando ou eletrovalvulas diversas, como disse acima o nosso amigo Campos.

Mas em todo caso a sua instalação parece estar bem feita, talvez faltem alguns componentes mas é seguramente o que se faz, ora muitos profissionais ignoram que a instalação de certos órgãos é essencial, se quiser partilhar mais fotos a gente dá-lhe uma opinião.

No que me diz respeito tenho uma experiência baseada num pais estrangeiro bem avançado em comparação a Portugal que seja em aquecimento ou em termos de aguas quentes, produção e armazenamento.