Painel solar movél

Home Fórum Sistemas de recuperação de calor Painel solar movél

  • Este tópico contém 4 mensagens, 4 participantes e foi actualizado pela última vez 11 anos atrás por Campos.
A visualizar 3 respostas da conversa
  • Autor
    Posts
    • #200
      Anônimo
      Inativo

      Solicito os vossos conselhos para ter agua quente abundante durante o verão.
      tenho un termoacumulador com varias serpentinas que ainda não estão utilizadas, como sou emigrante não me sirvo desta instalação que durante as férias, seja menos de tares meses no ano.

      Não tenciono pelo momento instalar painéis solares sobre o telhado visto que não moro sempre na casa.

      Gostaria comprar um painel solar que instalo no meu jardim logo que chegue, e desligo-o quando for embora a ligação a serpentina do termo acumulador será feita em tubos pex sabendo que se pousar o painel solar no jardim o termo acumulador que esté no primeiro andar não necessita bomba pois a circulação faz-se por termosifão.

      Será realisavél, quais são os inconvenientes, desta instalação?

    • #284
      Anônimo
      Inativo

      Possível é mas não é bem assim como está a pensar e depende muito da distancia a que fica o painel solar do deposito da água.
      Não o aconselho a utilizar o pex no circuito primário do sistema posso lhe dar algumas razões e a primeira é porque o tubo pex é um péssimo condutor de calor logo ai vai perder muito rendimento e também pela temperatura que um circuito primário pode atingir, o melhor material para fazer um circuito primário é sem duvida o cobre.
      Em relação á bomba depende muito da distancia a que o colector solar fica do deposito é verdade que o calor sobe mas o ideal para um sistema em termosifão é que o deposito fique 30 cm a cima dos painéis solares , tem também que ter em conta a capacidade de acumulação do deposito para calcular o tamanho do colector solar a adquirir .

      Espero ter sido útil para mais esclarecimentos o meu mail é jorge08061975@gmail.com
      ou pode visitar o meu blogue em http://www.dicasesquemas.blogspot.com[/url:1e44fa8w
      Jorge silva

    • #285
      canelas
      Participante

      Jorge Silva………. Obrigado pela sua partilha, mas estou convencido que não compreendeu bem aquilo que tenciono fazer, em todos os casos eu pedi opiniões e você participou.

      Eu estou convencido que pode funcionar, o painel solar estará no jardim pousado no chão com inclinação a 45°.
      O acumulador está no andar de cima, seja pelo menos 3 metros mais alto.

      Estou consciente que um painel de 2,5m² não é suficiente para aquecer 300litros de agua, por essa razão o painel nunca deverá atingir uma temperatura muito elevada, mas o pouco que aqueça é sempre melhor do que a resistência elétrica (planeta agradece).

      O facto de utilizar tubos em pex que resistem a uns 90C° facilita-me a desmontagem no fim das férias e remontagem nas férias do ano a seguir, não se trata de uma instalação fixa .

    • #286
      Alves
      Administrador

      Os tubos em pex aguentam com a temperatura média de 90C° continuamente, mas com possibilidades de picos a 110C°.

      Para responder a sua pergunta, eu pense que o sistema vai funcionar, mas não será suficiente para aquecer a totalidade do seu acumulador seja 300litros, mas como disse o pouco que aqueça, o planeta agradece.

      Mas veja bem, o investimento serviria-lhe para produzir eletricamente agua quente para alguns anos, em consequência o gesto ambiental é importante.

    • #489
      Campos
      Participante

      Olá.

      será que podíamos ter um retorno de experiência no que diz respeito ao seu painel solar móvel, já la vão quase 2 anos e acho bem que o senhor já o instalou.

      Como funciona? Qual é o rendimento? seria agradável que partilha-se!

      Obrigado

       

A visualizar 3 respostas da conversa
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.