Qual sistema de filtragem utilizar para filtrar a água de nascente ou de um furo artesiano?

Por | 29 de junho de 2011
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

filtros-polifosfatoE uma pergunta a qual não encontrei resposta nem material adequado, apesar de ter procurado nos fornecedores da região, vejam só…

Tenho trabalhado no restauro de uma casa de aldeia, contrariamente a maioridade dos portugueses, tenho feito vários ramos de trabalho eu mesmo, a começar pela pichelaria (canalização em certas regiões).

Com sabem, os nossos políticos atrasaram-se no desenvolvimento rural, por essa razão nas aldeias existem muitas nascentes “naturais ou explorações” assim como furos artesianos, no meu caso trata-se de um furo artesiano, existente desde 1985. Visto que não existe água publica.

Ultimamente constei algumas impuridades na minha água apesar de não a consumir para beber, gostaria de instalar uns filtros para poder tirar essas impurezas que são mesmo pequeninas e ficam em suspensão na água.

Visitei os fornecedores da aldeia e aldeias vizinhas, fui mesmo até a cidade (loja aki) e a minha grande surpresa não encontrei nenhum filtro que me permitisse de filtrar essas impurezas que encontro flutuando na agua.

Pensei que poderia encontrar uns filtros de tipo, dois cartuchos, 1 com corda enrolada e outro filtro com bolas de cálcio e poliphosfato, esse tipo de filtros destinados ao grande publico, encontram-se sem dificuldade nos nossos países vizinhos.

Quais as vantagens destes tipos de filtro

Neste suporte encontramos primeiramente o filtro de carda enrolada que filtra as impurezas superiores a 25µ (25 microns).  A cambiar quando estiver moderadamente sujo.

Encontramos a seguir o filtro, cálcio/polifosfato que permite de criar uma película de proteção no interior dos tubos protegendo a integralidade das instalações contra a tártaro e contra os ataques de corrosão provocados por a agua de qualidade agressiva. A cambiar quando estiver vazio.

Este ultimo filtro permite também de preservar o equilíbrio carbónico da agua conservando todas as suas propriedades assim como o seu gosto, graças ao sódio contido nas bolas de polifosfato.

Atualização de agosto 2013

Acabei por encontrar os filtro de 25µ (25 microns) em varias lojas, até pensei que os fornecedores, leram este artigo! Mas não encontrei o filtro de polifosfato, por isso mandei-o vir de França, veja só a famosa instalação.

Filtros para chegada de agua

Evidentemente que existe uma forma de duplo passe que permite a manutenção sem cortar a agua, assim como é possivél uzar um filtro só ou dois filtros de diversos tipos.

Desde a instalação destes filtros, consta a ausência de marcas azuis no louça sanitária, que estava bem presente devidamente a instalação ser em cobre.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.