Qual sistema de filtragem utilizar para filtrar a água de nascente ou de um furo artesiano?

filtros-polifosfato

E uma pergunta a qual não encontrei resposta nem material adequado, apesar de ter procurado nos fornecedores da região, vejam só…

Tenho trabalhado no restauro de uma casa de aldeia, contrariamente a maioridade dos portugueses, tenho feito vários ramos de trabalho eu mesmo, a começar pela pichelaria (canalização em certas regiões).

Com sabem, os nossos políticos atrasaram-se no desenvolvimento rural, por essa razão nas aldeias existem muitas nascentes “naturais ou explorações” assim como furos artesianos, no meu caso trata-se de um furo artesiano, existente desde 1985. Visto que não existe água publica.

Ultimamente constei algumas impuridades na minha água apesar de não a consumir para beber, gostaria de instalar uns filtros para poder tirar essas impurezas que são mesmo pequeninas e ficam em suspensão na água.

Visitei os fornecedores da aldeia e aldeias vizinhas, fui mesmo até a cidade (loja aki) e a minha grande surpresa não encontrei nenhum filtro que me permitisse de filtrar essas impurezas que encontro flutuando na agua.

Pensei que poderia encontrar uns filtros de tipo, dois cartuchos, 1 com corda enrolada e outro filtro com bolas de cálcio e poliphosfato, esse tipo de filtros destinados ao grande publico, encontram-se sem dificuldade nos nossos países vizinhos.

Quais as vantagens destes tipos de filtro

Neste suporte encontramos primeiramente o filtro de carda enrolada que filtra as impurezas superiores a 25µ (25 microns).  A cambiar quando estiver moderadamente sujo.

Encontramos a seguir o filtro, cálcio/polifosfato que permite de criar uma película de proteção no interior dos tubos protegendo a integralidade das instalações contra o tártaro e contra os ataques de corrosão provocados por a agua de qualidade agressiva. A cambiar quando estiver vazio ou todos os anos.

Este ultimo filtro permite também de preservar o equilíbrio carbónico da agua conservando todas as suas propriedades assim como o seu gosto, graças ao sódio contido nas bolas de polifosfato.

Atualização de agosto 2013

Acabei por encontrar os filtro de 25µ (25 microns) em varias lojas, até pensei que os fornecedores, leram este artigo! Mas não encontrei o filtro de polifosfato, por isso mandei-o vir de França, veja só a famosa instalação.

Filtros para chegada de agua

Evidentemente que existe uma forma de duplo passe que permite a manutenção sem cortar a agua, assim como é possível usar um filtro só ou dois filtros de diversos tipos.

Desde a instalação destes filtros, constei a diminuição de marcas azuis na louça sanitária, que estava bem presente devidamente a instalação ser em cobre.

Concentração de manganês na agua potável

Fornecemos aqui en descarga un documento do departamento de saude publica que relata a taxa normalizada de manganês na agua:

O decreto-lei n° 307/07 de 27 de Agosto 2007 define como valor paramétrico do manganês 50 µg/litro.

A OMS (organizaçao mundial da saude) atesta que não pereca haver risco para a saude nas aguas con concentração até 400 µg/Litro.

5 Replies to “Qual sistema de filtragem utilizar para filtrar a água de nascente ou de um furo artesiano?”

    • Ola shr Victor.

      Tenho somente a dizer que actualmente encontram-se esses filtros nas lojas Leroy-merlin, existem mesmo varias escolhas.
      Tenho também a dizer que estou plenamente satisfeito com o resultado.
      Posso mesmo dizer que a minha instalação é em cobre e os sanitários apresentavam aquelas marcas azuis (verdete du cobre) que quase desapareceram (diminuiram 90%) desde a utilização dos filtros.

  1. Boa tarde,

    preciso a Vossa ajuda, tendo construído um furo num terreno na zona de Alhandra, e pedido a empresa que fez o furo para efectuar as devidas analises à agua, fomos confrontados com as seguintes resultados e pedimos a V. Exas soluções e custo para resolver tanto a dureza da agua bem como o excesso de manganês e bateria.
    pH – 7,4 (20ºC)
    Manganês – 75 ug/l Mn
    Baterias Coliformes – 2 NMP/100ml

    Qualquer questão ou esclarecimento necessário poderá entrar em contacto com o Sr. Alfredo XXXX

    • Ola dona Ana Oliveira. Gratos pela sua solicitação. Informo que apaguei os dados pessoais que nos enviou.
      Com a melhor vontade du mundo não podemos responder positivamente ao seu pedido, não vendemos nada nem prestamos serviços, o nosso rolo limita-se a informar.

      Aqui vai uma dica para resolver o seu pedido, dirija-se a un laboratório de tratamento de aguas ou solicite na sua camara municipal ou junta de freguesia, que a encaminhem para uma empresa certificada que faça potabilização de aguas.
      A sua saúde assim como a dos seus próximos pode estar em risco se esse serviço tratamento de agua não for feito corretamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*