Sistema de retorno sobre instalações da agua quente

Por | 12 de outubro de 2009
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Em certas instalações temos que esperar tempo infinito até que a agua quente chegue a sua torneira, particularmente no inverno quando não queremos lavar as mãos com agua muito fria.

Certamente que já notou que esse tempo de espera pode ser mais ou menos longo, conforme estiver feita a sua instalação.

Economia e conforto

esquema_retorno_aqsEm certos países como a França por exemplo, a legislação relativa ao desperdício de energia impõe que: nenhum ponto de utilização deve perder mais de três litros de água antes que a água quente chegue ao utilizador.

Estes três litros parecem muito mas em certos casos essa quantidade pode-se tornar mínima veja só:

No caso de um prédio com água quente colectiva, e com os contadores na caixa das escadas, a quantidade de três litros, é rapidamente atingida enquanto a água chega até ao seu apartamento e até à torneira que o utilizador abriu.

Por estas razões de economia mas também por razões de conforto podemos então realizar um retorno de água, ao fazer a instalação, sabendo que este sistema pode e deve ser feito de maneira a ter água quente instantaneamente ao abrir a torneira.

Na imagem ao lado temos o esquema de funcionamento do retorno de água.

Realizabilidade

Este sistema é incompatível com as produções de água instantâneas como os esquentadores a gás ou ainda as caldeiras com produção instantânea. So pode ser realizado sobre aparelhos de agua quente acumulada, ou seja todo o tipo de acumuladores, que sejam eléctricos ou com serpentina, certos acumuladores dispõe mesmo de uma ligação a meia altura de propósito para receber esta realização.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.