Componentes facultativos aquecimento (pàgina 2)

Por | 20 de julho de 2010
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

As válvulas automáticas

electrovanneA válvula automática ou seja: (electrovane, passador automático, é um dispositivo a comando eléctrico permitindo de autorizar ou interromper a circulação de um fluido num circuito determinado, por acção mecânica.

Existem dois tipos de válvulas automáticas:

  • Válvulas, tudo ou nada.
  • Válvulas, proporcionais.

Este tipo de válvula pode ser utilizado para abrir ou fechar um circuito, por exemplo: a sua lareira está equipada com termostato, logo que este detecta o calor pode abrir o circuito para a agua circular por termosifão.

Válvulas tudo ou nada

As válvulas tudo ou nada são equipadas com um motor que se abre ou se fecha sem poder parar a meio da cursa, o estado destas válvulas é mudado pela acção eléctrica, sem alimentação = aberta, alimentada= fechada, ou vice-versa.
Este tipo de válvulas equipa a maioridade das maquinas de lavar dos nossos dias, se abre ou se fecha, em conformidade com a programação.

As válvulas proporcionais

As válvulas proporcionais, são equipadas com um motor que pode se abrir ou fechar, com mais ou menos amplitude em função das necessidades, este tipo de válvulas convém em certas instalações onde um dos circuitos não funciona em permanência.

O circulador ou bomba de circulação.

circuladorOs circuladores (ou bombas de circulação)servem à circulação dos fluidos nas instalações, de vários tipos, no nosso caso aqui tratamos de aquecimento.

Estas bombas são especificamente concebidas para esse efeito, a consumição é mesmo mínima (menos de 75W/H a velocidade máxima, o rotor é na maioria dos casos mergulhado no fluido para auto-lubrificação, o que permite ao rotor de não aquecer, este tipo de bomba tem imperativamente de ser montada em posição horizontal, o motor nunca pode estar mais alto que o tubo de circulação

Entendemos por montagem horizontal: a posição horizontal do motor e não da passagem do fluxo como ilustrado na imagem.

Atenção: Nas instalações de água sanitária, é necessário utilizar uma bomba com o corpo em latão ou bronze, nunca utilizar um circulador de aquecimento para tocar agua sanitária.

O sensor de fluxo

fluxometroO sensor de fluxo,deve ser utilizado para detetar a circulação de um fluxo numa canalização, por exemplo:

esquema_fluxometro

A sua lareira começou a produzir aquecimento o termostato integrado acionou o circulador, se instalado o sensor de fluxo pode cortar a alimentação da sua caldeira, logo que a lareira arrefeça o circulador parou de funcionar, e ai o sensor aciona de novo a caldeira.

Muitas outras possibilidades se oferecem a este componente.

Este dispositivo deve ser instalado em posição vertical e o fluxo deve correr no sentido das flechas de circulação gravadas no corpo do componente.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.