As bombas de calor

A bomba de calor é um dispositivo termodinâmico, que recupera as colorias de um ambiente para as transmitir a outro ambiente.

Seja de forma mais simplificada, a transferência da energia, contida no ar ambiente (aérodinamia), na agua subterraria (géotérmia vertical), ou ainda na terra (géotermia horizontal).

Para realizar esta conversão, a bomba de calor utiliza um grupo termodinâmico que utiliza o sistema de compressão e descompressão.

Funcionamento da bomba de calor

bomba-de-calor

Antes de mais nada, temos de saber que todos os corpos líquidos ou sob forma da ar, aquecem quando comprimidos e arrefecem quando descomprimidos.

Sem esta base seria complicado de entender um tal funcionamento como o das bombas de calor.

Uma bomba de calor utiliza as propriedades de mudança de estado de um fluido refrigerante.

O gás contido nas bombas

Os fluidos utilizados nas bombas de calor et frigoríficos tem a particularidade se manterem em estado de gás quando descompactados e em estado liquido quando compactados.

Este fluido em estado de vapor é comprimido por um compressor, ao elevar a pressão esse fluido passa au estado liquido e aumenta de temperatura e vai circular a alta pressão até ir passar dentro de um condensador que se vai encarregar de recuperar as calorias e as transmitir a um circuito secundário ao qual chamamos circuito de aquecimento.

Seguidamente este fluido já arrefecido passa passa dentro de um redutor afin de ser descompactado e passar ao estado de gás, pois continua circulando até passar dentro do evaporador par recuperar as calorias contidas no ar.

Podemos imaginar que este gás arrefece quando descompactado e entra no evaporador a temperatura negativa, e neste momento vai recuperar as colorias do ar enquanto circula dentro do evaporador, pois passa de temperatura negativa a temperatura normal antes de ser compactado novamente.

Este ciclo vai se repetir indeterminadamente enquanto a bomba de calor estiver em funcionamento.

Bomba de calor revertível

Como o sistema acima descrito, a bomba de calor revertível funciona da mesma maneira, mas tem a possibilidade de inverter o ciclo de funcionamento.

Em vez de trazer as colorias do circuito exterior para o circuito interior, as bombas revertíveis, levam o calor do circuito interior para o circuito exterior, produzindo dessa maneira o frio necessário a refrescar a sua casa.

Os tipos de bombas de calor

  • Recuperação das calorias no ar exterior para transmitir ao ar interior. Seja sistema ar/ar, correntemente chamada climatização.
  • Sabendo que a transmissão se faz também de dentro para fora com as bombas revertíveis quando produzem o frio para refrescar sua casa ou seja a climatização
  • Recuperação das calorias no ar exterior par as transmiti ao interior sob forma de aquecimento pelo chão ou radiadores ar/agua.
  • Recuperação das colorias num circuito de agua exterior para transmitir ao interior sob forma de ar. Sistema agua/ar.
  • Recuperação das calorias num circuito de agua exterior para transmitir a outro circuito de agua interior. Sistema agua/agua.

Aqui a seguir podemos ver uma instalação de bomba de calor AR/AGUA.

Instalação francesa

Não hesite em comentar para qualquer pergunta ou sugestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*