Paineis solares e agua quente solar

Por | 12 de dezembro de 2009
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Vou aqui dar o meu ponto de vista em tanto que picheleiro profissional sobre os painéis solares assim como a sua instalação.

Certamente a seu picheleiro já lhe falou desses famosos painéis solares, talvez até que já lhe tivesse proposto a instalação destes aparelhos dizendo mesmo que o estado favorece tais instalações económicas (ver aqui) e não poluentes.

Não ponho em questão os painéis solares nem a sua conceção nem a sua instalação, mas sim a pseudo-publicidade feita pelos professorais lhe permitindo da manter os preços altamente elevados neste sector.

Atenção: para ter direito as ajudas governamentais os seus trabalhos têm de ser realizados por uma empresa, não pode instalar você mesmo senão gelou as ajudas.

Painéis solares com termoacumulador integrado

paineis_solaresExistem dois tipos de sistemas de painéis solares, este aqui do lado chama-se o sistema de termo-acumulação.

O sistema consiste a posicionar o termoacumulador em ponto mais alto que o painel de produção, desta maneira a agua vai circular sobre o efeito termodinâmico, desta maneira desde que haja uns primeiros raios de sol, e o sistema recupera logo a calorias presentes em a transmitindo à água presente no acumulador.

Penso que este sistema não é muito benéfico por as razões seguintes:

É particularmente no inverno que precisamos de mais energia, a água é muito mais fria e necessita mais energia a para aumentar em temperatura assim o acumulador em cima do telhado esta extremamente exposto ao tempo e então às baixas temperaturas, apesar da isolação acentuada, as percas deverão ser enormes. Deverão haver dias no inverno que os painéis solares produzem (0) ZERO energia.

O complemento energético necessário deverá ser eléctrico, seja a energia mais cara do comércio.

Sistemas sem acumulador.

esquema_hidraulico_paineis_planos_2

 

Este sistema é mais pratico que o termosifão, apesar que é menos rentável, pois aos gastos de compra e instalação (mais importantes) devemos juntar a consumição eléctrica da bomba.

A instalação destes sistemas são mais delicados pois uma instalação em cobre entre o painel e o acumulador é necessária, uma bomba com um regulador deve também ser instalado permitindo o funcionamento do sistema.

O complemento energético complementar pode ser trazido, pour todos os meios, caldeira, eletricidade, lareira ou recuperador de calor (não automático).

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Paineis solares e agua quente solar

    1. Dani Autor do artigo

      Ola.
      Primeiramente tenho a dizer que apaguei o seu numero de telefone…
      Seguidamente passo a responder a sua pergunta: Não pode obter um orçamento, pois não prestamos serviços….

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.