Aquecedores a petróleo o que devemos saber

Por | 5 de dezembro de 2015
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Bem que ultimamente as temperaturas tenham estado particularmente clementes e doces, assim como as variações climáticas tem vindo a descontrolar o ambiente e a estações do ano, não devemos esquecer que estamos no Outono e brevemente no Inverno.

Dum momento para o outro o nosso ambiente descontrolado pode-nos apresentar uma temperatura em queda de alguns degraus a tal ponto de nos obrigar a recorrer aos sistemas de aquecimento.

Utilização

aquecedor a petroleoVamos aqui falar dos sistemas a petróleo que são bastante utilizados nas aldeias e mais frequentemente nos pontos altos do nosso país onde o frio é mais frequente.

Bem que estes sistemas permitam de aquecer facilmente uma peça até uns 30m² e que o preço de compra seja relativamente baixo para os modelos de entrada de gama (menos de 100€) temos de ter cuidado com a sua utilização.

Nas épocas de frio temos todos tendência a fechar todas a brechas e ventilações por onde o ar frio entra em nossas casas, mas no caso de utilizar este tipo de aquecimento temos de ter muito cuidado.

Ventilação necessária

Para serem eficientes e utilizados com segurança, estes aquecedores necessitam uma ventilação razoável que permita a renovação do ar, é necessário que o ar contaminado pelos gazes da combustão seja convenientemente evacuado.

Temos a sublinhar que os gazes altamente tóxicos que saem da combustão são inodoros, (não tem cheiro) a pessoa deita-se e adormece e inconscientemente é intoxicada pelos gases.  Esta situação  é seguida de morte sem que ninguém se dei-a conta do que se esta a passar.

  • Se a sua habitação tiver uma chaminé, verifique que ele esteja aberta, a depressão criada pela conduta provoca a entrada de ar e assegura uma ventilação suficiente.
  • Se a sua habitação tiver uma VMC, esta ultima assegura a renovação do ar de maneira eficaz, é somente necessário verificar anualmente o bom funcionamento dos aparelhos de extração.
  • Em todos os outros casos se tiver recurso a este tipo de aquecimento, por favor, verifique que sua casa tem ventilação suficiente, no mínimo necessita duas grelhas de ventilação com 50cm² instaladas da maneira seguinte:
    • Uma ventilação baixa a menos de 30cm do chão.
    • Uma ventilação alta (1.80m mínimo do chão)  idealmente no teto com evacuação para o telhado.

Segurança integrada

Alguns dos nossos leitores dirão que estes aparelhos estão equipados de uma sonda que mede a quantidade de gases no ar ambiente e que esta segurança desliga o aquecedor antes que o ar se torne irrespirável.

Temos de lhes dizer que somente os aquecedores alta gama estão equipados com essas seguranças, assim como todas a seguranças integradas medem o ar, á altura do aquecedor seja a 50cm do chão, o que se averba ineficaz pois o ar contaminado sendo mais ligeiro que o ar saudável sobe sempre para o teto, assim como o fumo e o ar quente.

Caso tenha recurso a aquecedores a combustão e sinta dores de cabeça ou vómitos, desligue o seu aparelho o mais rápido possível e abra as janelas, pois estes são os primeiros sintomas de intoxicação com gases de combustão.

Enfim relembro que a vida é curta e mais vale prevenir que adormecer eternamente.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *