Caldeiras eléctricas para agua quente e aquecimento central

Com a subida dos preços de energia petrolífera, cada vez mais usuários estão se voltando para novas soluções elétricas para aquecimento central, sabendo que os sistemas elétricos são já muito utilizado para a produção de água quente.

Devemos dizer que os fabricantes de caldeiras elétricas fizeram enormes progressos nos últimos anos, com dispositivos insensíveis ao tártaro e mais eficientes ao nível da produção.

Por que escolher uma caldeira elétrica

caldeira_electricaUma das principais vantagens da caldeira elétrica é a ausência de manutenção, praticamente nenhuma manutenção necessária, sem necessidade de limpar chaminés, não precisa auditorias anuais, sem necessidade de um contador de segunda assinatura (contrariamente ás caldeiras a gás), no final de todas as vantagens consideradas, este tipo de aquecimento não vai custar mais caro do que seus concorrentes … “Gás e gazole.”

As caldeiras elétricas podem atender todas as necessidades de aquecimento central, quer radiadores ou piso radiante de baixa temperatura. Fiabilidade e simplicidade destas caldeiras com o máximo de rendimento, bem próximo de 100%.

As caldeiras elétricas podem trabalhar como unidades completas de produção, completamente autónomas, mas são também o complemento mais eficaz e simples a instalar para complementar automaticamente o seu sistema de energias renováveis​​: solar, lenha, aérotérmica, geotérmica ou sistemas baseados em lareiras.

Estimar a potencia de sua caldeira de aquecimento

Área(m²) 50 70 80 90 100 110 130 150
Potência(Kw) 4 6 7 8 9 10 12 14
Área(m²) 160 170 190 220 250 330 400 500
Potência(Kw) 15 16 18 21 24 30 36 45

Algumas dicas para ajudar você a escolher

Tenha em conta os fatores seguintes antes de escolher esta caldeiras. Determine suas necessidades de aquecimento e água quente, se você decidir manter seu antigo termoacumulador elétrico, já não necessita uma caldeira que produza agua quente visto o sistema de produção é igual, o que lhe permite baixar o custo de compra e instalação.

As caldeiras elétricas são em maioridade tri-fásicas, podendo também funcionar com alimentação elétrica mono-fásica, mas neste caso a sua potencia será dividida por 2, atenção neste caso a que a potencia mínima seja suficiente para o seu local.

Tenha uma atenção particular quando encomendar, pois os vendedores preocupam-se mais em vender que com a reais necessidades do cliente. “Nunca esqueça esta frase pois sei do que falo“.

21 Replies to “Caldeiras eléctricas para agua quente e aquecimento central”

  1. Pessoalmente não conheço esse material.

    Se for rentável seria uma boa alternativa as caldeiras a gás ou gasóleo.
    Sem fumos, energia própria, sem sujidade, podendo ser instalada em qualquer lugar.
    Um sonho

  2. Precsiava de informação de instalador/vendedor deste equipamento. Vivo no Parque das Naçoes, tenho climaespaço para aquecimento central e o valor que pago mesnal é um exagero. predciso efetuar troca urgente.

    • Este tipo de caldeira elétrica necessita uma instalação elétrica trifásico.

      Também funciona em mono-fásico mas nesse caso a potencia é dividida por 2.
      Necessita também uma instalação de radiadores como se fosse uma caldeira normal a gás ou gasóleo.
      Para se fornecer tem de pedir ai na sua região, todos os fornecedores (ou maior parte) de material de aquecimento vendem este tipo de caldeiras.

  3. Olá !… Tenho uma caldeira a gas para aquecimento central com radiadores , mas queria mudar para caldeira eléctrica . Poderá sêr feito ?…Agradecia uma resposta !…obrigado !…

    • Ola Fernando

      Evidentemente que é possivél, mas não sei se a escolha é boa, ora as cadeiras elétricas são quase todas trifásicas, caso contrario a potencia delas é limitada e saiba que os alugueres de contador elétrico alta potencia são relativamente caros.
      Se tiver essa possibilidade oriente-se de preferência para uma bomba de calor alta temperatura.

      Em todo os casos não ter decisão sem ter uma opinião profissional.

  4. Olá Dani,a minha pergunta é a seguinte,posso ligar um radiador somente pela parte inferior,ou seja ida pela esquerda inferior,retorno pela direita inferior ou vice-versa? O porquê disto é porque pretendo ligar os radiadores pela garagem para o piso superior,e não queria ver o tubo de ida na parte lateral,do radiador,mas também não queria utilizar as válvulas especiais.
    Segunda pergunta,pretendo utilizar tubo em inox a prensar,visto que tenho prensa elétrica,o que acha ,inox sim ou não?

    Muito obrigado: Alex Ribeiro

    • Ola Alex Ribeiro.

      Tecnicamente nada impede de fazer esse tipo de ligação, visto que a agua quente sobe sempre ao ponto mais alto, mesmo assim eu não pegaria o risco de ligar dessa maneira, mas como disse: tecnicamente deve funcionar sem problemas, na prática eu nunca o fez, mas já vi esse tipo de ligação e funcionava normalmente, a única condição a respeitar é os tubos de distribuição passarem mais baixos que o fundo do radiador.

      No que diz respeito a escolha de inox prensado acho que é uma excelente escolha.

  5. Boa tarde
    Tenho aquecimento central e aguas quentes a caldeira mural a gaz já velhinha.
    Entretanto aderi ao sistema de auto consumo paineis solares.
    Posso subtituir a caldeira a gaz por uma eletrica mantendo o mesmo sistema de irradiadores ?

    • Ola shr. Grilo.

      A résposté é que pode optar por uma nova caldeira completamente eletrica.

      Mas os inconvenientes são os seguintes.

      Quando os seus paineis produzirem eletricidade suficiente para alimentar a caldeira eletrica, não precisara de ter a caldeira ligada.
      Terà de optar por um contador mais forte de maneira a poder utilizar a sua caldeira quando for necessário.
      A seguir não conheço nenhuma marca de caldeiras electricas que produzam aguas quentes (a confirmar).

  6. Boa tarde.
    Tenho uma caldeira a lenha exclusiva para aquecimento central e estou a pensar dar-lhe o apoio de uma caldeira eléctrica monofásica. A caldeira eléctrica precisa de ter um cilindro ligado a caldeira ou trabalha diretamente no circuito de aquecimento? Tenho um cilindro de aquecimento de água sanitária, dá para ligar a caldeira eléctrica? Obrigado pela ajuda

    • Ola Sérgio Rodrigues, Feliz 2020.

      A caldeira eléctrica pode ser ligada directamente na rede a fornecer nada obriga a instalação de un cilindro.
      No caso de utilizar este tipo de caldeira para produzir também aguas sanitárias, nesse caso terá de a ligar a un cilindro con serpentina, mas eu desaconselho essa técnica, para tal utilização mais vale utilizar directamente um cilindro com resistência, que vai acabar por ser immensamente mais económico que seja na instalação, que seja no consumo.

      No que diz respeito ao aquecimento, sim você pode utilizar uma caldeira eléctrica par dar auxilio a caldeira a lenha ou mesmo para tomar conta da produção quando a caldeira a lenha estiver vazia.

      Todavia eu desaconselho sempre os recursos a utilização de electricidade para produção de aquecimento, porque a electricidade torna-se bastante cara ao ser utilisada, e no caso de caldeira eléctrica também é necessário ter uma alimentação eléctrica consequente.

  7. Boa noite,

    Comprei um apartamento em fase de construção e o vendedor informou-me que a forma de aquecimento é a seguinte: caldeira mural com depósito de 300Lt e radiadores, tudo isto trabalha a eletricidade, será que a fatura da eletricidade vai ser muito alta? Será que este sistema é bom ?

    • Ola dona Filipa, penso que a senhora necessita pedir ao construtor algumas precisões sobre o tipo de aquecimento e produção de agua quente sanitária.
      No que me diz respeito eu não compreendo a explicação.

      Quando se fala em Caldeira, fala-se em aquecimento com caldeira geralmente a gás e radiadores a agua, não existe nenhuma caldeira mural com deposito de 300Lt, assim como não existe nenhum deposito de 300Lt mural, sera obrigatoriamente no chão.

      Estou convencido que o construtor faz referencia un termo-acumulador de 300 litros eléctrico para agua quente sanitária.
      E caldeira seja a gás ou eléctrica para aquecimento com radiadores.
      Tenha em conta que a produção de agua quente ou aquecimento a electricidade é o modo de produção mais caro durante a utilização, terá certamente de ter um contador de 45Am para poder suportar isso tudo.

  8. Tenho 2 caldeiras eléctricas trifásicas para vender e ou trocar por monofasicas. São JNOD GFEB324 e JNOD GFEB324, ambas novas e ainda embaladas. Uma é só para aquecimento e outra para aquecimento e banhos.

  9. Boa noite.Gostaria de uma opinião. Tenho uma caldeira a Gasóleo para aquecimento central numa casa com cerca de 100 m2. A referida caldeira era usada apenas para aquecimento embora na altura da instalação também se chegou a usar para água quente sanitária. A cerca de 2 anos que nao e ligada pelo preço do gasóleo e porque as coisas nao correram muito bem. Com a melhoria da situação financeira estava a pensar mudar a caldeira por uma caldeira elétrica.A casa tem cerca de 7 radiadores e o objetivo e aproveitar a rede e instalar só a caldeira. Sera de fácil instalação? E viável? Sera a melhor opção? Obrigado e parabéns pelo blog

    • Ola Luis Silva.
      Sim é possível fazer e sem ver a sua instalação direi que não é complicado.

      O funcionamento eléctrico é o mais caro que existe, que seja em aquecimento ou que seja em produção de agua quente sanitária.
      Tem a vantagem de ser proprio et poder ser instalado em qualquer lugar.
      Porém a caldeira eléctrica precisa de corrente EDP potente se a caldeira fizer 9KW precisara de contador de 30A que é o máximo em monofasico.
      Com o investimento do material + mao de obra + custos acrescentados a seu contador eléctrico, você vai precisar de une bons anos para amortecer o investimento, alias direi mesmo que nunca sera amortecido.

      O gasóleo é caro + ou – 1.20€/litro,
      1 litro de gazole contém + ou – 10.4Kwh
      Se a sua caldeira for boa, sempre bem revisada et estiver a funcionar bem, e conseguir ter um rendimento de 90% num litro de gazole você vai tirar 90% de 10.4kw “certo”…
      90% de 10.4KW faz 9.36KW = potencia recuperada do gazole
      1.20€ dividir por 9.36 = 0.1286 ou seja menos de 13 centimos/kilowatts com o gazole
      O preço neste momento do kilowatt EDP é de 0.1481€ https://lojaluz.com/fornecedores/edp/tarifas/preco-kwh

      Como pode ver voce vai investir num sistema muito menos económico do que tem actualmente.
      Se quiser mesmo trocar o gazole por outra coisa pense numa bomba de calor.

    • Ola Luis Silva.
      Sim é possível fazer e sem ver a sua instalação direi que não é complicado.

      O funcionamento eléctrico é o mais caro que existe, que seja em aquecimento ou que seja em produção de agua quente sanitária.
      Tem a vantagem de ser proprio et poder ser instalado em qualquer lugar.
      Porém a caldeira eléctrica precisa de corrente EDP potente se a caldeira fizer 9KW precisara de contador de 30A que é o máximo em monofasico.
      Com o investimento do material + mao de obra + custos acrescentados a seu contador eléctrico, você vai precisar de uns bons anos para amortecer o investimento, alias direi mesmo que nunca sera amortecido. https://www.canalizareaquecer.com/news/o-preco-das-energias-termicas.html

      O gasóleo é caro + ou – 1.20€/litro,
      1 litro de gazole contém + ou – 10.4Kwh
      Se a sua caldeira for boa, sempre bem revisada et estiver a funcionar bem, e conseguir ter um rendimento de 90% num litro de gazole você vai tirar 90% de 10.4kw “certo”…
      90% de 10.4KW faz 9.36KW = potencia recuperada do gazole
      1.20€ dividir por 9.36 = 0.1286 ou seja menos de 13 centimos/kilowatts com o gazole
      O preço neste momento do kilowatt EDP é de 0.1481€ https://lojaluz.com/fornecedores/edp/tarifas/preco-kwh

      Como pode ver voce vai investir num sistema muito menos económico do que tem actualmente.
      Se quiser mesmo trocar o gazole por outra coisa pense numa bomba de calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*