Como esvaziar um sistema de aquecimeto ou um radiador sem sujar nem vazar água

Por | 25 de janeiro de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

fechar_retornoTodos os bricoleiros de aquecimento e até mesmo os profissionais sabem que os radiadores nem sempre são fáceis de esvaziar, embora este passo é necessário, antes de remover um radiador que já está em serviço.

Quem não conhece aquela água negra que sai dos radiadores quando estão em serviço a algum tempo, aquela água também mancha os pisos em madeira natural.

A maioria dos radiadores não está equipada com válvula de drenagem, que é uma tampinha nu fundo do radiador no lado oposto ao retorno, o que dificulta a operação de esvaziar os radiadores, mesmo que todos os radiadores tivessem essa tampinha na maioria dos casos seria impossível esvaziar por causa da decaída os radiadores estão quase sempre nos pontos baixos.

No que me diz respeito nem sequer procuro alternativas nem para esvaziar os radiadores a maneira que encontrei foi uma das minhas melhores dicas até ao dia de hoje no que diz respeito a dicas sobre aquecimento.

Uso um saco de lixo plástico do maior tamanho que encontrar, de maneira a proteger o solo completamente por debaixo do radiador.

  • Primeiro, temos de começar por fechar a válvula do radiador, apertando para a extrema direita.
  • A seguir deve fechar o retorno no fundo do radiador, para o fazer: desenroscar a tampa e insira uma chave sextabade nu buraco e gire no sentido horário.
  • Logo que esteja fechado, coloque o saco de lixo sob o radiador de modo a recuperar a água do radiador, de maneira a que nenhuma gota caia ao lado e que risque de manchar o chão.
  • Em seguida, tem de desapertar o retorno que é para que a água possa sair, não se esqueça de abrir o purgador do ar para que a água possa sair lentamente.

esvaziar-radiadorTenha cuidado ao drenar se a água é estiver muito suja, ela pode manchar o chão se este for em madeira natural, essas manchas que rapidamente penetram na madeira nuca mais se podem remover, mesmo com lixa ou outro tipo de produtos. Use um grande saco de lixo em plástico para evitar tais incidentes.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário em “Como esvaziar um sistema de aquecimeto ou um radiador sem sujar nem vazar água

  1. Paredes

    Sim senhor, parabéns por este artigo, eu que trabalhos no aquecimentos a uns anos bons nunca tinha encontrado melhor maneira que um balde de pintor cortado, nunca tinha pensado no saco do lixo.

    Mais uma vez, parabéns pele invenção.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.