Esquema de aquecimento central com permutador na conduta de fumos

Por | 5 de setembro de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Porque nem toda a gente tem meios financeiros para grandes instalações de aquecimento.

Este esquema é dedicado aqueles que querem recuperar o calor dos fumos que saírem pela chaminé, essa recuperação representa até 25% de economia nos outros sistemas.

Por exemplo: a sua instalação está alimentada com um recuperador de calor ligado de maneira básica, se adicionar este sistema, a sua consumição de lenhe vai diminuir 25%.Esquema aquecimento  permutador na conduta de fumos

Vale também para caldeira a gás ou gasóleo, na condição que sejam equipadas de tiragem a chaminé, “não vale para aparelhos auto-ventilados ou aparelhos estanque, para todos os outro casos equivale a 20-25% de economia.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

8 comentários em “Esquema de aquecimento central com permutador na conduta de fumos

  1. António

    Boa Tarde

    ando já algum tempo a pensar em fazer este permutador para por na caldeira de gasoleo, este seu projecto já foi executado?
    por acaso tem o projecto de como foi feito o permutador interior?
    sera possivel dar uma olhadela?

    ATT
    AMCF

    Responder
    1. Kamelion Autor do artigo

      Ola Antonio, obrigado pelo seu comentário.

      Por momento ainda não executei esta realização, para ser franco, estou con dificuldade em arranjar o permutador de tipo retangular, pois a minha conduta é de tipo retangular, “fogão a lenha”.
      Logo que peço a algum serralheiro que me fabrique essa peça com resistência mínima a 5kilos de pressão todos eles recusam. Aproveito para dizer que existe um fabricante francês que fabrica todos os tipos de permutadores com resistência a 20kilos de pressão.

      Mas no caso de tubulação redonda, e por fora do muro, existe um meio simples de realizar você mesmo este permutador.
      Basta pegar um rolo de cobre de 15mm de diâmetro e enrola-lo a volta do tubo dos fumos, na sida da caldeira, sobre um comprimento de 1m.
      Depois fazer a agua do retorno passar ali dentro antes de penetrar novamente na caldeira, e assim vai economizar mais ou menos 10% de combustível.

      Logo que possa faço um esquema.

      Responder
  2. Élio fernandes

    Necessito de instalar um recuperador na chaminé semelhante ao esquema apresentado para tirar partido de um maior aproveitamento de calor do meu recuperador a lenha. No entanto estou com dúvida em relação à ligação da tubagem de água quente.
    Como tenho o recuperador normal a água estava a pensar ligar água quente em serie com o recuperador da conduta de fumos. A água proveniente do meu recuperador normal a água quente seguiria para o recuperador da conduta de fumos para mais uma etapa de aquecimento, esperando que como resultado um maior ganho de temperatura na água de ida para os radiadores tirando partido de um maior rendimento de todo o sistema.
    Pergunta: Será melhor efetuar a ligação conforme descrito anteriormente, ou será melhor passar em 1º lugar pelo recuperador da conduta de fumos e depois pelo recuperador normal? Qual a ligação que terá maior vantagem em termos de aproveitamento de temperatura?

    Responder
    1. Dani

      Utilize o recuperador da conduta da forma seguinte.

      O tubo do retorno dos radiadores deve ser ligado no topo do recuperador da conduta, para sair nu fundo, depois vai entrar nu retorno du recuperador.
      Desta maneira tirará melhor partido da sua instalação e protege o seu recuperador contra os retornos de agua muita fria que causa o ponto rosa nos geradores de calor.

      Responder
  3. Marsoa

    Boa Noite,
    Ando à algum tempo a tentar instalar uma solução deste tipo. problema é que não encontro nenhum picheleiro que me faça a instalação.
    Sou da Zona de Braga, alguém conhece quem faça nesta zona esta instalação?
    obrigado

    Responder
  4. hernani oliveira

    boas
    Kamelion gostava de construir o permutador térmico porem gostava de saber como é o interior do mesmo já tem o esquema ou progeto como questiona o antonio

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.