Segredos sobre a economia de aquecimento

Por | 25 de junho de 2011
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Economia de energia rima com conforto

Para economizar sobre a sua factura de aquecimento central o primeiro segredo é a isolação do local e depois é a ventilação eficaz, mas não só….

Nos aquecimentos centrais o segredo consiste a aquecer a água do circuito a temperatura mais baixa possivél sabendo que cada degrau custa sempre mais caro que o precedente.

Neste caso o ideal seria de utilizar emissores o maior possivél ou seja sobre-dimensionar os radiadores afim de aumentar o poder de emissão destes últimos.

Sabia que a temperatura de entrada para os radiadores é em média de 55C°?

Caso esta temperatura seja mais elevada, existe um risco real de queimaduras principalmente com as crianças.

È sobre essa base que foi inventado os chãos radiantes, durante muito tempo este meio de aquecimento era evitado pois os nossos técnicos ainda não tinham descobrido que maior é o emissor e mais baixa deve ser a temperatura deste mesmo.

Nos anos 70 e 80 a temperatura da agua circulante dos chãos radiantes era a mesma que a dos radiadores o que provocava um calor muito elevado ao contacto do chão, e pela mesma ocasião muito problemas de saúde, particularmente problemas de circulação nas pernas, pernas adormecidas ou também a sensação de pernas pesadas.

Dos nossos dias o chão radiante torna-se um dos calores mais suaves a utilização assim como um dos meios de aquecimento central, mais barato a longo prazo.

Para comprovar estes ditos, veja mesmo que é possivél alimentar um chão radiante com uma bomba de calor, sabendo que as bombas de calor não produzem agua a 70 nem 80°C.

Negro por cima dos radiadores e temperatura elevada

muros-negros
A quantidade de calorias praticadas por os nossos profissionais é simplesmente muito baixa (afim de baixar os custos de instalação), por esta razão quando a temperatura exterior baixa, a água dos radiadores circula muito mais quente, afim de aquecer os espaços, esta é a causa daquele negro que aparece nos muros por cima dos radiadores, nem é mais nem é menos que ar queimado por convecção.

Se os fornecedores e instaladores calculassem as calorias realmente necessárias ao aquecimento do local, muita vezes os seus radiadores seriam bem maiores, e mesmo com uma temperatura exterior muito baixa os seus radiadores nunca lhe queimariam as mãos ao toca-los.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

4 comentários em “Segredos sobre a economia de aquecimento

  1. Amorim

    Acham realmente que os profissionais estimam poucas calorias ao metro cúbico, será realmente essa a causa?

    Responder
  2. Pingback Calcular a potência do seus radiadores | Canalizar e aquecer

  3. Pingback Calcular a potência do seus radiadores | Canalizar e aquecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.