Termo-acumuladores com permutador de calor integrado

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Um acumulador de água quente com permutador de calor não é, nem mais nem menos, do que um termo-acumulador elétrico de água de capacidade variável, no qual foram instaladas uma ou várias serpentinas, que permitem a circulação de um fluido quente, o que permite de permutar o calor do fluido para a água sem haver contacto físico o que assegura a qualidade da água potável dentro do acumulador.

Este tipo de material está disponível, em modelos vertical ou horizontal, bem como os aquecedores de água elétricos, existem com resistência elétrica ou sem resistência, existem com uma ou várias serpentinas consoante as necessidades do utilizador.

acumuladores-com-serpentina Os acumuladores com serpentina(s), podem combinar várias fontes de energia para aquecer a água quente doméstica: Seja a resistência elétrica para auxiliar quando os outros sistemas não fornecerem a energia necessária. Assim como um ou vários permutadores integrados, permitindo a ligação de um ou vários dispositivos de produção de calor (caldeira a lenha, caldeira a gás, ou óleo, ou painéis solares ou bomba de calor, ou sistemas de lareira.

O mix de energia e tecnologia é uma solução para favorecer o uso de energias renováveis.

Aqui está um esboço que representa várias fontes de energia para aquecer água dentro do mesmo termo-acumulador.termoacumulador-com-permutador-integrado

Acumulador equipado com uma resistência eléctrica e um permutador de calor ligado a uma caldeira (a gás a lenha, ou a óleo ou ainda a gazoleo).
A água é aquecida pela energia mais económica. Quando se esgota (reserva de petróleo ou falta de lenha), a resistência pode assumir. Pode mesmo pilotar o funcionamento da resistência para que ela só se ligue durante uma determinada hora.
Acumulador equipado com um permutador de calor ligado a um primeiro dispositivo de aquecimento (painéis solares ou bomba de calor), e um outro permutador de calor ligado a uma caldeira (a gás, a lenha, ou a óleo ou ainda a gasóleo).
A água é aquecido por fonte de energia renovável. Se isso não acontecer, a caldeira, assume.
Se a caldeira não puder assumir será a resistência elétrica que assume em ultimo lugar.

Várias possibilidades de ligação, as prioridades podem serem dadas como o utilizador desejar.

  • Pode-se ligar os painéis solares no fundo do acumulador.
  • Pode-se utilizar um acumulador com uma só serpentina e ligar varias fontes mas apresenta o inconveniente de utilizar um circuito único para todas as fontes de energia.
  • As possibilidades são imensas, com alguns termostatos e um pouco de imaginação podemos fazer quase o que quisermos.
Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

7 Replies to “Termo-acumuladores com permutador de calor integrado”

    • Olá.
      Isso mesmo…. cilindro, acumulador, termoacumulador, balão de agua quente, entre outros, trata-se sempre do mesmo produto.

      O consuma varia entres as marcas (potência de resistência) e capacidades dos acumuladores.

  1. No meu enteder o termoacumulador e’ um depozito de agua quente onde e’ aquecido com energia ou tabem pode usar gaz, tabem tem outro mondo de aquecer agua com termoacumulador usando lenha mas so quando o termoacumulador esta canalizado

    • Ola Claudino.

      Os termo acumuladores Poden ser basicos, seja somente eletricos, ou podem ter opções, neste caso tratado nesta pagina não se fala de termoacumulador propriamente dito, falamos de termoacumulador mas cons serpentinas integradas par usar outro tipos de energia, solar, lareiras, caldeiras a gaz ou gazole ou lenha , ou tido o tipo de fonte de energia termica que desejar.

  2. Olá,

    Gostaria de saber se tem influência o sentido de circulação do fluido vindo dos paineis solares.

    Muito obrigado pela Vossa atenção.

    • Sim ou fluido vindo dos painéis tem que sair na parte superior do painel et tem que entrar na entrada mais alta da serpentina para sair pela saída mais baixa.
      Questões des estratificação da agua acumulada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Virificação anti-spam *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.