Alimentação de radiadores com passadores especiais, mono-tubos ou bi-tubos

Por que fazer o simples, quando se pode fazer complicado? é o caso de alguns radiadores com de válvulas  en série ou válvulas H!

Bi-tubos ou mono-tubos, aqui vamos ver que isso não é tão fácil como parece, particularmente no tocante à implementação quando os artistas estão com pressa, sem omitindo certas regras.

Aqui, o princípio de funcionamento de um sistema de aquecimento em tubos individuais, é claro que existem outras possibilidades, mas este é o mais comum.

monutobo_em_serie

Passagem padrão Passagem invertida
A válvula termostática na parte superior é prevista para uma passagem a partir do fundo para o topo.
A válvula inferior está prevista para a chegada oposta ao radiador.
A válvula termostática está na parte superior é prevista para uma passagem de alto para baixo.
A válvula inferior está prevista para a chegada, mesmo do lado do radiador, mesmo que as setas na parte inferior do corpo não mostrem esse sentido.
monotubos-standard monotubos-invertido

Na imagem a seguir podemos ver que realmente existem dois tipos de válvulas, para os dois tipos de distribuição “mono-tubos e bi-tubos” mas não encontramos nenhuma diferença física entre os dois modelos.
monutubos-e-bitubos

Outros tipos de equipamentos existem, e é, por vezes, necessario fazer alterações ao substituir um radiador por um outro de tipo diferente, isso é o que acontece muitas vezes no banheiro, quando você quiser instalar um seca-toalhas.

Apesar de existir um modelo de válvulas dedicadas ao seca-toalha, que nem sempre é possível instalar, e muitas vezes achamos que o sistema é mono-tubo e é nem mais nem menos do que os bi-tubos.

Alguns pontos para ajudar a identificar o tipo de distribuição

Em casa ou apartamento, comece procurando uma distribuidora, se a encontrar há uma chance de que toda a instalação esteja em bi-tubos basta contar as linhas da distribuidora para ver se eles correspondem ao número de radiadores.

adaptador-monotubos-para-seca-toalhas Alternativa de adaptador para seca toalhas

Mas o truque infalível é fechar completamente o radiador em questão e, em seguida, por a caldeira a trabalhar, então você deve tocar a válvula, se esta aquecer quer dizer que existe circulação e então é mono-tubos, se ela não aquecer e nem sequer os tubos gémeos, quer dizer que é sistema bi-tubos, e nesse caso ligue um a cada entrada do seca-toalhas.

Logo que tenha certeza que o sistema é em que é mono-tubo, deve escolher a válvula em função como pode ver na imagem acima, se não encontrar esse tipo de válvula. Eu aconselho você a fazer uma válvula de caseira e bem que funcional será menos estética. Como pode ver no esquema acima.
Imagens vindas do catalogo giacomini…

5 Replies to “Alimentação de radiadores com passadores especiais, mono-tubos ou bi-tubos”

  1. This is the right website for anybody who really wants to find
    out about this topic. You realize a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally
    will need to…HaHa). You certainly put a fresh spin on a subject that’s
    been discussed for ages. Wonderful stuff, just excellent!

  2. Boa noite,
    Temos um alojamento onde temos aquecimento central Mono tubo com alimentação lateral com retorno direto os do sótão funcionam mas o resto da casa não.. Porque será? Tentamos sangrar resolveu um pouco mas voltava ao mesmo e nem todos ficavam a funcionar.. Sabe dar nos uma dica??

    • Se as torneiras dos radiadores forem termostaticas pode estar bloqueadas, é preciso tirar a cabeça termostatica et verificar se a agulha funciona.

      Existem outras possibilidades de avaria mas nesse caso terá que chamar um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*