Alimentação de radiadores com passadores especiais, mono-tubos ou bi-tubos

Por | 17 de outubro de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Por que fazer o simples, quando se pode fazer complicado? é o caso de alguns radiadores com de válvulas  en série ou válvulas H!

Bi-tubos ou mono-tubos, aqui vamos ver que isso não é tão fácil como parece, particularmente no tocante à implementação quando os artistas estão com pressa, sem omitindo certas regras.

Aqui, o princípio de funcionamento de um sistema de aquecimento em tubos individuais, é claro que existem outras possibilidades, mas este é o mais comum.

monutobo_em_serie

Passagem padrão Passagem invertida
A válvula termostática na parte superior é prevista para uma passagem a partir do fundo para o topo.
A válvula inferior está prevista para a chegada oposta ao radiador.
A válvula termostática está na parte superior é prevista para uma passagem de alto para baixo.
A válvula inferior está prevista para a chegada, mesmo do lado do radiador, mesmo que as setas na parte inferior do corpo não mostrem esse sentido.
monotubos-standard monotubos-invertido

Na imagem a seguir podemos ver que realmente existem dois tipos de válvulas, para os dois tipos de distribuição “mono-tubos e bi-tubos” mas não encontramos nenhuma diferença física entre os dois modelos.
monutubos-e-bitubos

Outros tipos de equipamentos existem, e é, por vezes, necessario fazer alterações ao substituir um radiador por um outro de tipo diferente, isso é o que acontece muitas vezes no banheiro, quando você quiser instalar um seca-toalhas.

Apesar de existir um modelo de válvulas dedicadas ao seca-toalha, que nem sempre é possível instalar, e muitas vezes achamos que o sistema é mono-tubo e é nem mais nem menos do que os bi-tubos.

Alguns pontos para ajudar a identificar o tipo de distribuição

Em casa ou apartamento, comece procurando uma distribuidora, se a encontrar há uma chance de que toda a instalação esteja em bi-tubos basta contar as linhas da distribuidora para ver se eles correspondem ao número de radiadores.

adaptador-monotubos-para-seca-toalhas Alternativa de adaptador para seca toalhas

Mas o truque infalível é fechar completamente o radiador em questão e, em seguida, por a caldeira a trabalhar, então você deve tocar a válvula, se esta aquecer quer dizer que existe circulação e então é mono-tubos, se ela não aquecer e nem sequer os tubos gémeos, quer dizer que é sistema bi-tubos, e nesse caso ligue um a cada entrada do seca-toalhas.

Logo que tenha certeza que o sistema é em que é mono-tubo, deve escolher a válvula em função como pode ver na imagem acima, se não encontrar esse tipo de válvula. Eu aconselho você a fazer uma válvula de caseira e bem que funcional será menos estética. Como pode ver no esquema acima.
Imagens vindas do catalogo giacomini…

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Alimentação de radiadores com passadores especiais, mono-tubos ou bi-tubos

  1. Fernando Santos

    Olá !…tenho uma caldeira a gas , poderá sêr trocada Por uma caldeira eléctrica ?… Obrigado !…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.