O enchedor automático serve a alimentar um circuito fechado e mantê-lo a uma pressão determinada, para funcionar precisa obrigatoriamente de uma pressão superior na instalação onde é posicionado.
Logo que a pressão depois deste dispositivo, desce abaixo da pressão de referencia este se abre afim de encher de novos para ficar sempre com a pressão constante, se a pressão antes do dispositivo descer este impede a agua de voltar para trás.
Em circuitos de aquecimento ou de arrefecimento, a garrafa de dissociação tem diferentes funções:
- Separador hidráulico, para tornar independentes primária e secundária nos sistemas hidráulicos.
- Filtro de bacia, para permitir a separação e sedimentação de impurezas nos circuitos.
- Purgador de ar automático para a descarga de ar presente nos circuitos.
Este componente instala-se particularmente em instalações muito grandes ou com uma produção muito potente, este permite de aumentar o volume de água no sistema, limitando assim o número de partidas do queimador, portanto um melhor desempenho, trabalhando com diferentes temperaturas de água:
- A água de retorno de um piso radiante é pré-aquecida antes de entrar de novo na caldeira o que limita a oxidação.
- Podemos distribuir um sistema de chão radiante e sistema de radiadores, fazendo as ligações ao nível da garrafa de mistura.
- O tanque de mistura permite também de:
- Decantar o lodo da instalação.
- Purgar o ar produzido pela caldeira quando produz alta temperatura.
A garrafa de injeção permite de injetar numa instalação, um ou mais produtos adicionais para a proteção do circuito, por exemplo. Aditivos anti-corrosão.
Este tipo de componentes é particularmente utilizado em grandes instalações, dos nossos dias os materiais são sofisticados suficientemente para não precisar da maior parte dos produtos de proteção existentes.
- Instalações de aquecimento ou arrefecimento
- Aditivo anti-gelo.
- Aditivo anti-lodo.
- Aditivo anti-corrosão.
- Outros aditivos líquidos.
- Instalação de agua potável
- Aditivo de tratamento de agua.
- Todo tipo de aditivos líquidos
- Instalação especifica a uma utilização determinada
- Aditivo de tratamento de agua para fins de manutenções diversas.
- Todo tipo de aditivos líquidos
O garrafão ou tanque de desencantação
A garrafa de desencantação não é obrigatória nas instalações, mas fortemente aconselhada em instalações em tubos de ferro, ou instalações grandes, (coletivas). Esta garrafa permite a separação de sedimentos presentes na agua, que sejam de origem natural da agua ou impurezas das tubarias e outros acessórios da instalação.
Evidentemente que se for a um fornecedor e pedir uma garrafa de desencantação para uma instalação individual, ela será pequenina e em latão, contrariamente a esta representada aqui.
Garrafa de desencantação – esquema de montagem
Nas instalações com radiadores, a garrafa de desencantação deve ser instalada no tubo da ida logo após a caldeira ou gerador.
Nas instalações de chão radiantes, a garrafa de desencantação deve ser instalada no tubo do retorno antes da caldeira ou gerador.