Componentes obrigatorios aquecimento central

Por | 20 de julho de 2010
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O vaso de expansão.

vaso_expansao

esquema_vaso_de_expansao_via_aberta

O vaso de expansão é obrigatório nas instalações de aquecimento central.

Ele absorve as variações de água devidamente ao aquecimento, pois a água dilata-se até 7% quando aquecida.

Existem dois tipos de vasos de expansão, o vaso fechado com membrana integrada, que necessita de ser enchido todos os dois anos.

Existe também os vasos de via aberta que convém mais às instalações sem bomba ou com pressão mínima como as lareiras, ou recuperadores.

A válvula de segurança

valvula_de_segurancaA válvula de segurança é obrigatória nas instalações de aquecimento central, assim como o vaso de expansão.

En caso que a pressão ultrapasse os três bars este dispositivo se abre para descomprimir a instalação, nas instalações correctamente realizadas este órgão talvez nunca seja utilizado, mesmo assim ele é obrigatório pois funciona mecanicamente, não precisa qualquer alimentação eléctrica.

Existe também com manómetro integrado…

A válvula deferencial

valvula_diferencial

0esquema_de_pousa_diferencialA válvula deferencial não é obrigatória nas instalações, na condição de usar algumas torneira de radiador normais, por exemplo pode instalar torneiras de radiador termostàticas nos quartos e salão e deixar as das casas de banho normais e sempre abertas, nesse caso não precisa de válvula diferencial.

Se for necessário instalar este componente na sua instalação aqui do lado direito encontramos o esquema de montagem.
Esta válvula deve obrigatoriamente ser instalada após o circulador, caso os radiadores se fecham todos, uma circulação mínima é possível, o que evita que o circulador se estrague.

A segurança térmica

valvula_termicaA segurança térmica é absolutamente obrigatória nas caldeiras a combustível sólido, (lenha, carvão, biomassa, etc…)

Caso a caldeira aqueça demasiado, ou caso de avaria de outro órgão de segurança, a segurança térmica vai esvaziar água quente para os esgotos e permitir à caldeira de encher novamente para consumir a sob-produção e evitar que a câmara de combustão rebente sob a temperatura.

Existe em duplo circuito.

Atenção: este órgão deve ser montado o mais perto possível da caldeira, se for possível até mesmo diretamente na caldeira, este órgão não dispensa a válvula de segurança, tarada a três bares, ora este órgão assume a segurança de aquecimento e a válvula de segurança assume a pressão.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.