Mono-comandos C2, C3 e CH3


Porquê o meu novo misturador da série ECO não gira a alavanca para a direita?

Esta é a aplicação de uma norma Francesa, (ECAU), que define a categoria dos misturadoras mono-comando equipados com um cartucho específico, o que permite economia de energia de 5% na produção de água quente sanitária.

Como esse novo modelo economiza água quente?

Você verá isso porque é automático, estamos todos acostumados a abrir as torneiras misturadoras com a alavanca voltada para nós, da maneira mais acessível para o usuário, não podemos contestar este facto pois é automático, o usuário procura sempre a simplicidade.

Com o modelo antigo, abrimos a água automaticamente na posição de água misturada, em alguns casos em que a produção de água quente é um pouco distante, terminaremos de lavar as mãos antes que a água quente atinja o ponto de consumo. O que vai provocar que o cano de agua quente vai ficar cheio de agua quente que não é utilizada.

Crédito imagem: GROHE

Nova norma de cartucho C3

Imagine uma família inteira que abre uma torneira dezenas de vezes por dia para lavar brevemente as mãos “quando saem do banheiro, por exemplo“.

Terminamos de lavá-las, antes que a água quente chegue à torneira, no entanto, a água quente retirada do esquentador de água, acaba esfriando dentro do cano, o que pode representar muitos metros cúbicos por ano em famílias numerosas.

Como nós “usuários” não nos adaptamos à situação para abrir os misturadores na posição de água fria. Bem, serão então os misturadores que se adaptam a nós, mudando seu mecanismo.

Com este novo modelo de torneiras misturadoras, economizaremos sem mesmo nos dar conta, porque estamos acostumados a abrir as torneiras com a alavanca de controle voltada para nós (sem dúvida, porque é mais prático).

As diferentes normas de misturadoras mon-comando

  • Normas C2, ao abrir o misturador a 50%, um clipe sinaliza ao usuário que a abertura económica está activada, para abrir totalmente, é necessário exercer maior pressão na alavanca de controle.
  • Normas C3, como ilustrado mais acima na imagem, é possivél economizar pelo menos 5% de água quente sem fazer nenhum esforço, o gesto será feito naturalmente, sem perceber e sem mudar nossos hábitos .
  • Normas CH3:
    • As torneiras respondendo a esta norma reduzem seu caudal de 12 para 6 litros/minuto, qual que seja a pressão da instalação, essa redução é garantida por um aerador inteligente que se expande ou retrai de acordo com o caudal.
    • Também, as válvulas misturadoras termostáticas limitam a temperatura mais elevada possível a um intervalo entre 43 °C e 47 °C, máximo em vez de 50 °C ou 55 °C nos modelos antigos.
  • Ao utilizar produtos correspondentes a exigência ECAU esta contribuindo par a economia de energia e para o bem do planeta assim como para o mundo da nossa descendência.

Outras fontes de economia de água


Primeiro, você deve saber que, para uso normal, “tomar banho ou duche” o ser humano usa apenas 20% da água que sai da torneira, os 80% restantes são água que vai para os esgotos sem ser usada, o que também aumenta a quantidade de esgotos a ser tratado.

Segundo exemplo: 1 copo de água é suficiente para lavar os dentes, mas a maioria das pessoas gasta vários litros porque não fecha a torneira enquanto escova os dentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*