Ao longo desta pagina vamos esclarecer a dúvida sobre os tubos (canos) polietileno, certos comerciantes andam por ai a vender gato por lebre, certamente alguns dentre eles nem sabem aquilo que vendem, ou então preferem jogar a ignorância.
Para quem não sabe: existem pelo menos dois tipos de tubos polietileno reservados as canalizações de agua.
Os tubos polietileno Baixa densidade.
- Este tipo de tubos é reservado as canalizações de regas geralmente de baixa pressão (inferior a 4kilos), este tipo de tubo é mais macio que o seu primeiro concorrente.
- Nunca deve ser utilizado para canalizar agua potável pois
não preserva o gosto da aguapõem gosto na agua. - Reconhece-se ao seu corpo completamente preto.
Os tubos polietileno Alta densidade.
- Os tubos Polietileno alta densidade são de custo mais elevado que os primeiros, mais ou menos o dobro do preço.
- Reconhecem-se ao seu corpo com uma lista azul.
- Podem ser utilizados em todo o tipo de instalações é particularmente utilizado nas canalizações de agua potável preserva o gosto da agua.
- Existem também tubos com lista amarela reservados as canalizações de gás.
- Assim como tubos com lista verde que são idênticos aos de lista azul a listagem serve somente a poder diferenciar diferentes canalizações, come rega automática com alta pressão.
- Resistem a diversas pressões: 4, 6, 8, 10 ou mais bares (quilos) de pressão, evidentemente, maior é a resistência e mais elevado é o custo.
- Nos diâmetros importantes, existe também em barras.
Por experiência pessoal posso afirmar que certos vendedores desconhecem esse inconveniente dos tubos PEBD outros dizem que depois de algum tempo o gosto desaparece logo que a agua pousar uma mini-camada de lodo ao interior dos tubos.
Agora já não tem razão para se deixar enrolar, compre em conhecimento de causa.
Boa tarde,
Tenho uma vivenda e a conduta que liga o contador de agua à casa tem cerca de 80 metros e é de polietileno de alta densidade (lista azul).
Está instalado enterrado há cerca de 4 anos mas recentemente teve duas fugas no espaço de um mês. Quando foi reparado as roturas não eram visiveis mas com o mesmo em carga deitava agua que se fartava. As facturas no fim do mês, foram astronómicas.
Deixei de ter confiança naquele material e estou a pensar substitui-lo por outro. Estão a aconselhar-me o tubo multicamada, PPR, ou PEX.
Qual será o mais adequado?
Obrigado pela atenção.
APFernandes
Ola Sr. Fermnandes.
Na veradade o tipo de tubos mais adaptados é o poliéileno, mas de alta pressao existe uma serie de polietileno que resiste a 10 ou 12 kilos de pressão e é esse que deverie ser utilizado.
Penso que ne seu caso utilizaram tubos de 8 kilos e em certas ocasiões a agua da companhia deve bem atingir essa pressão.
No que diz respeito aos outros tipos de tubos, nem o PEX, nem o MULTICAMADAS não são recomendados nesse tipo de casos.
A respeito do PPR, talvez ele resista, mas eu não tenho experiência suficiente com esse material para me pronunciar.