Tubos em PEX

Por | 8 de dezembro de 2008
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Em Portugal o tubo pex tem vários acrónimos, certos chamam pex mono-camada ao pex normal, e pex multi-camadas ao tubo propriamente dito multi-camadas.tubo pex silano

Os tubos Pex possuem grande flexibilidade e durabilidade, não sendo afetados por aditivos derivados do cimento ou substâncias corrosivas contidas na água. Com alto desempenho hidráulico são fornecidos nos diâmetros seguintes 12, 16, 20, 25 e 32 mm.
>Os diâmetros de 16 mm e 20 mm são fornecidos em bobinas de 100 metros e os diâmetros de 25 e 32 mm fornecidos em bobinas de 50 metros. A pressão máxima é variável seguinte a marca e a temperatura utilizada.

Temperaturas máximas e pressão de serviço segundo a temperatura.
Atenção,quanto  mais elevada for a temperatura, mais baixa tem de ser a pressão.

grelha_tub_pex_class_24 grelha_tub_pex_class_16

Como pode verificar nestes quadros, existem diferentes classes de tubos, quanto mais sofisticada é a classe, e de melhor qualidade são os tubos.

Por exemplo:  um tubo de classe 16 aguenta com 10kilos de pressão a uma temperatura de 60C° quando que um tubo de classe 24 aguenta com uma pressão de 16kilos à mesma temperatura de 60C°.

Como instalar?

P1010041_peqEste tipo de tubos deve ser instalado com linhas individuai para cada aparelho sanitário, todas a linhas serão em seguida ligadas numa caixa central, com ou sem torneiras de corte individual. Como ilustrado aqui ao lado:

 

Aqui do lado direito se encontra a caixa com vista de mais perto, sabendo que este tipo de acessórios não permite de desmontar a instalação o que eu desaconselho fortemente.

Acessórios

Existem vários tipos de acessórios como, exactamente o mesmo sistema que para os tubos multi-camadas:SU-pex-pipe2

  • A utilizar com um alicate ou maquina de alta pressão comprimindo uma aliança a volta do tubo.
  • A utilizar com um outro alicate de escorregamento, que corre uma aliança, que comprime o tubo, como se pode ver na imagem mais acima e o detalhe aqui do lado direiro.
  • A compressão a enroscar, uma porca enrosca no acessório e comprima uma aliança fendida que comprima o tubo, do lado direito a aliança azul.6810_m

 

É difícil explicar em três linhas como funcionam estes sistemas, uma coisa é certa, se o leitor for mais ou menos bricoleiro pode realizar ele mesmo a sua própria instalação.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

3 comentários em “Tubos em PEX

  1. Pingback Faça voçê mesmo a sua canalização e aquecimento central | Canalizar e aquecer

  2. Virgilio Pereira

    Bom dia, Agradecia informação técnica, se o tubo pex e respetivos acessórios, são os indicados, para uma instalação de aquecimento em minha casa, que tem 7 quartos, 4
    WC,salinha com 15m2, salão com 90 m2, corredor de 16 metros de comprimento por dois metros e meio de largura. Tenho a funcionar um sistema solar Vulcano com depósito de 300 litros e um termoacumulador elétrico de 200 litros. Penso que na futura
    instalação de aquecimento os radiadores vão trabalhar com uma temperatura entre os 20º e os 24º.Assim muito agradeço informação técnica se o material pex, aguenta estas
    temperaturas. Estou numa zona no Algarve, que é muita fria nos meses de Novembro
    a Fevereiro.
    Obrigado
    Virgílio Pereira
    .

    Responder
    1. Dani

      Sim os tubos de pex aguentam temperaturas constantes de 90C° podendo mesmo atingir picos de 110C°
      Mas os tubos de pex não são adaptados a instalação por fora dos muros, terá que fazer rasgos no chão para poder passar os tubos.
      De outro lado, com as dimensões e numero de peças que o senhor apresenta, será obrigatório um numero de radiadores muito elevado, pois os radiadores com agua a 20-24°C, não difusam calor, para poderem aquecer os radiadores tem de ter uma temperatura constante de 50°C Delta.

      Para o seu caso a melhor solução seria o piso radiante, que funciona com agua a temperatura máxima de 42°C que pode ser acoplado com o solar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.