Ventilar eficazmente a sua habitação

Por | 2 de dezembro de 2010
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

O ar viciado

O termo Ar viciado qualifica a qualidade do ar no interior das habitações: é um ar que foi precedentemente considerado como ar fresco. O ar pode ser viciado pela poluição provocada pela ocupação das pessoas, exemplo: o ar tendo passado por uma peça da casa (exemplo: salão ocupado).
Pode também ser um ar parcialmente viciado por outros tipos de poluição como a poluição automóvel ou industrial.

É um ar dito: sem poluição especifica, pois este ar pode ainda servir e transitar para as peças húmidas da casa onde este ar passa ao estatuto de ar viciado que não pode ser mais reciclado, e tem de ser extraído para o exterior, é aqui que a ventilação jogo um rolo de grande importância, a renovação do ar.

A ventilação consiste a renovar o ar viciado no interior das habitações.extrator

A alguns anos atrás (e ainda dos nossos dias) a ventilação estava “integrada” desde a origem da construção, fendas e passagens debaixo das portas e janelas, garantiam seguramente a ventilação dos locais de habitação, certamente ao desperdício inútil de energia.

Dos nossos dias com as janelas e portas em PVC ou alumínio e também com a caixas de ar e outras isolações, as construções tornaram-se caixas herméticas, sem um mínimo de circulação de ar.

O ar viciado é fortemente prejudicador ao ser humano e seu ambiente de habitação.

  • Provoca nas pessoas doenças cardio-vasculares.
  • Provoca doenças respiratórias, entre as quais a asma.
  • No interior da sua habitação provoca o envelhecimento prematuro.
  • Caruncho nos pontos mais frios da sua casa.

Para remediar este tipo de problemas utilizamos a VMC que contrariamente a ventilação natural (grelhas baixas e grelhas altas), a ventilação mecânica controlada permite de controlar a quantidade de ar extraído, incluindo desta maneira uma economia de energia.

Existe também um tipo de VMC mais sofisticada que tem uma função  higroregulavél, ela mede o teor de humidade no ar ambiente aspirado e adapta a velocidade, consoante as necessidades.

A seguir também existe a VMC duplo fluxo, que tem um permutador de calor que permite de cruzar o ar extraído com o ar que vai entrar na habitação, o que permite de ceder as calorias do ar quente ao ar frio afim de o aquecer antes de  ser difuso na habitação.

Sem esquecer o poço canadiano que permite também de pré aquecer o ar antes de ser difuso na habitação.

Todas estas tecnologias contribuem a um ar ambiente mais puro, que também é mais saudável, permite a boa conservação dos materiais utilizados nas construções, sem esquecer que contribuem fortemente a economia de energia.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Um comentário em “Ventilar eficazmente a sua habitação

  1. Daniel

    Bom dia queria saber o preço para a instalação da ventilação mecânica controlada tem 2 quartos com casa de banho um corredor e uma cozinha.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.