Como alimentar máquinas de lavar com água quente para a lavagem

Por | 18 de julho de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

alfa-mixJá fazia um  momento que eu queria fazer este post, sobre  um sistema que já existe há vários anos e que ninguém fala.

Quase desconhecido em Portugal, mas amplamente utilizado na Alemanha, que permite até 60% de economia em sua máquina de lavar roupa ou loiça.

Em cada ciclo da máquina de lavar roupa, a água  deve ser aquecida consoante a temperatura do programa de lavagem, de uma maneira geral a temperatura mais usada é 40C° e  60C °.

Explicação de poupança alcançada

Uma lavagem completa com pré-lavagem dura mais ou menos 1H nas máquinas mais rápidas, seja 20m de pré-lavagem a 90C°, 30m de lavagem a 40C° ou 60C°  e 10m para escorrer a roupa (agua fria).

Já imaginou a quantidade de energia necessária para aquecer essa agua a diferentes temperaturas segundo a programação da máquina, para ser aquecida, uma potente resistência elétrica assume esse cargo, por a água ser aquecida dentro da maquina é também necessário utilizar pastilhas anti-calcário para proteger a resistência contra a formação de tártaro.

Daí surgiu  ideia de alimentar a máquina diretamente com água quente afim de suprimir a resistência elétrica integrada na maquina, sabendo que esse tipo de maquinas ainda não existe em todo o lado e o seu preço será de tamanho igual a tecnologia utilizada, ou seja preço muito elevado.

Aí, até que os fabricantes façam máquinas com fonte dupla de água, uma entrada de água quente para pré-lavagem e lavagem, e entrada água fria para enxaguar..

Para atender a essas necessidades, os Alemães lançaram o  alfa-mix, que já está em uso em muitas casas na Alemanha, desde a mais de 20anos, veja só o atraso de certos países onde a agua quente solar é obrigatória na novas construções, imagine a economia realizada ao longo do ano se pudesse alimentar a sua maquina com agua quente aquecida pelo sol..

alpha-mix

Para instalar este tipo de dispositivo, é fácil, só precisa ser conectado à água quente e água fria, então ele tem uma saída de água misturada que por sua vez vai alimentar a máquina.

Como isso funciona?

Uma vez conectado às redes hidráulicas e máquina conectada ao dispositivo, basta executar a máquina como de costume, em seguida, liga o  alfa-mix e ele ocupa-se de fazer o resto:

  • Na lavagem com pré-lavagem
    • Basta colocar interruptor de posição “pré-lavagem” ON e ajustar a temperatura desejada
    • Verifique que a sua agua quente o seja  suficiente para cobrir as necessidades da máquina
    • Espera enchimento da máquina e ré-ajustar a temperatura para a temperatura de lavagem desejada.
  • Na lavagem, sem pré-lavagem
    • Basta colocar o interruptor em posição  “pré-lavagem” OFF e ajustar a temperatura desejada

Cerca de 30 minutos após o início da lavagem o alfa-mix  muda automaticamente para a posição de frio, para assegurar a alimentação em agua fria para  escorrer a roupa.

Esta unidade não aquece a água, e quase não consome eletricidade, ele se contenta somente de deixar entrar agua fria ou quente consoante as necessidades

O progresso eletrônico é muito rápido, é possível que a atual alfa-mix são mais sofisticados e menos restritiva para o uso, todas as declarações sobre este assunto seria bem-vinda.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Como alimentar máquinas de lavar com água quente para a lavagem

  1. CARLOS ROBERTO DE SOUZA MARQUES

    Ja existe um equipamento parecido com um misturador onde se entra água quente e fria em dois lados e sai em um terceiro. Tem um botão rotativo que se regula a temperatura de 20 a 48 graus. É usado em chuveiros para evitar que crianças abram a água quente antes da fria e acabem se queimando. Achei num site chines e comprei. Ainda não testei mas funciona com molas que movem um embolo interno possibilitando a passagem de água na quantidade suficiente para que se obtenha a temperatura desejada. Muito interessante.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.