As ligações de um recuperador

Por | 8 de fevereiro de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

termostato no recuperadorMuitos utilizadores de recuperadores de calor já conheceram o problema dos termostatos queimados devidamente por estar instalados diretamente no recuperador.

Como nos sabemos a temperatura dentro do cofre do recuperador pode atingir uma temperatura elevada, o que provoca a deformação das matérias plásticas.

Eu fui testemunha de um termostato quase queimado, somente durante os testes de bom funcionamento, imagine agora esse termostato pousado diretamente no recuperador, depois de estar tudo fechado.

O melhor é utilizar um termostato ao exterior da caixa que esconde o recuperador, basta utilizar um termostato com sonda comprida, aqui neste caso usamos mesmo um termostato duplo ou seja com duas condições.Podemos observar na imagem seguinte que a sonda do termostato é suficientemente comprida para poder pousar a caixa no exterior ao abrigo do calor. Assim como toda a ligação elétrica, que permite o funcionamento otimal do recuperador esta instalada por detrás do muro das traseiras.

A única regulação presente por cima do recuperador é a segurança térmica que não necessita intervenção humana ao curso do ano por a razão descrita mais abaixo.

ligação recuperadorNeste caso aqui já existe uma regulação que permite regular a temperatura da agua que sai para os radiadores, por essa razão não é necessário mexer na segurança térmica que esta regulada a 80C° para evitar o ponto de rosa no recuperador.

Em consequência foi adicionada uma mini-reguladora que impede que a agua entre muito fria no recuperador para evitar o famoso ponto de rosa.
ligações

Aqui nas imagens estava-mos em fase de teste, que foi concluído com sucesso, o sistema primário permite de regular a temperatura consoante as necessidades de temperatura exterior.

A mini-reguladora permite de inverter o fluxo de maneira a que a agua nunca entre no recuperador a menos de 55C° para evitar a  sujidade do recuperador e da sua conduta, assim como protege o recuperador contra a formação de ponto rosa dentro da câmara de combustão e assim a formação de alcatrão nas paredes dentro do recuperador.
Neste caso aqui encontramos este tipo de montagem, gerido pela válvula tres vias (misturadora), mas um simples termovar faria o mesmo efeito mas quando as pessoas são mal aconselhadas até compram coisas desnecessárias

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.