Os tubos en cobre

Por | 8 de dezembro de 2008
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

tubos_em_cobreComo instalar os tubos em cobre

Este tipo de material é de grande qualidade, certos instaladores dizem mesmo que o cobre põem gosto na água, isso é completamente falso, talvez seja um argumento de venda, pois como este material é de custo muito elevado, os instaladores preferem na maioria dos casos trabalhar com materiais menos nobres. Pode ser utilizado por fora dos muros, rendendo uma estética incomparável com os outros materiais.
Pode também ser utilizado em instalações por dentro dos muros, da mesma maneira que o pex, de um lado a saída de muro do outro lado a caixa de distribuição.

Condicionamento

  • brasuraExiste em barras de 1 a 8 metros de longo, conforme os fornecedores e o diâmetro.
  • Existe também em rolos, de 5 a 50 metros, conforme os fornecedores e o diâmetro.
  • Existe nu ou encapado para passagens dentro dos muros ou na terra assim como dentro das chapas de betão.

Utilização

Em todo os caso este material convém para todo o tipo de instalações, sanitárias e de aquecimento central, com produção regulada eletronicamente ou com produção não regulada como lareiras, ou recuperadores de calor.

Pode também ser utilizado nas instalações do meio hospitalar, nele pode transitar todos os produtos alimentares.

A parte interior do cobre é altamente lisa, e pouco sensível a corrosão, o que diminui minimamente as percas de carga, ou seja o poder transitório do liquido circulante.

Ligações

bi-conicajunta_americanaDiversos tipos de conexões se oferecem a este material, soldado, brasado, com juntas, com alianças de compressão etc… inútil de citar todas as possibilidades sabendo que sobre uma instalação de cobre, existe sempre uma solução ultra rápida de reparação em caso de rutura, de um tubo.(Isto é para quem souber soldar e esteja equipado com o material necessário).

Em todos os casos é possível de fazer uma instalação completa sem utilizar nenhuma junta, utilizando somente conexões cónicas, soldaduras, e juntas com estopa.

junta_gripficha_conexaoDe tal modo uma instalação de cobre nestas condições é garantida alguns 50 anos.

Atualmente (2008) este tipo de canos é o mais utilizado nas instalações de gás que sejam instalações publicas ou privativas, é utilizado como matéria principal de canalizações em certos países como França, Bélgica etc..

Os tubos de cobre a prensar.

cobre_presslatao_pressAqui do lado  podemos ver os acessórios a prensar destinados aos tubos de cobre.

Existem para todo o tipo de situações, saídas murais, curvas tês, reduções, ligações com outro tipo de tubos, dirija-se ao seu fornecedor e diga o que precisa.

Apesar de todas esta vantagens eu continuo dizendo que esta canalização deve ficar por fora dos muros e os acessórios não são nada estéticos, assim como o sistema a prensar inox.

Não podemos esquecer que as ferramentas de utilização para prensar estes acessórios são caríssimas, por isso mais reservadas aos profissionais do sector.

Eu não conheço a totalidade destas instalações, mas veja só estes acessórios a direita e imagine este material dentro de um chuveiro, ou ainda a passar por cima de um azulejo de alta qualidade.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

3 comentários em “Os tubos en cobre

  1. Pingback Faça voçê mesmo a sua instalação de pichelaria | Canalizar e aquecer

  2. Pingback malheiro

  3. Pingback Faça voçê mesmo a sua canalização e aquecimento central | Canalizar e aquecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.