O poço Canadiano – Túnel canadiano – poço provincial

Por | 24 de novembro de 2010
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Em língua francesa ele chama-se (Puits Canadien). Se traduzirmos ele chama-se Poço Canadiano, mas o termo mais adequado seria o túnel Canadiano

Esta invenção é de origem canadiana, com o efeito de recuperar alguns graus no ar que vai ventilar a sua casa. Em vez de ventilar sua casa com o ar ambiente a temperatura ambiente, esta invenção permite-lhe de ventilar sua casa com um ar uma temperatura de (+-)12C° mesmo que a temperatura exterior seja de 0C°.

Em que consiste

Quem não conhece as entradas de ar gelado em casa, quando esta frio la fora, assim como aquele ar quente que penetra nas grelhas de ventilação no alto verão, a solução seria moderar essas temperaturas…Isso é possivél com o poço provincial…

Como o leito deve saber a terra mantém-se a uma temperatura média de 12C° a partir de 80cm ou 1 metro de profundidade, mesmo que a temperatura exterior seja de 0C°.

O segredo do poço provincial consiste a recuperar uma parte desse calor e transmiti-lo ao ar que vai ventilar sua casa, dessa maneira a única solução consiste a fazer o ar circular debaixo da terra, durante alguns segundos. Quanto maior for o seu túnel maior será o rendimento da sua realização.poco_canadiano

Realização

O custo dos materiais para esta realização é mesmo moderado, alguns metros de tubos pvc ou tubos de fossa podem servir largamente para este tipo de obra. Aconselhamos outros tipos de tubos e desaconselhamos os tubos em PVC que é nocivo para a saúde. Ver mais aqui…

Em consequência a abertura das trincheiras é um pouco mais difícil e isto é na condição de poder fazer essas trincheiras no seu jardim.

Conclusão

Para quem tiver a possibilidade de realizar o poço provincial e que não seja obrigado a pagar uma empresa para o fazer, é uma realização que será amortecida rapidamente, tendo em conta a economia de energia realizada assim como o conforto.

Para facilitar o leitor nos cálculos do seu poço canadiano, um dos utilizadores do nosso site oferece aqui uma folha de cálculo que o ajudara nos seus cálculos, não sei o que vale mas é grátis pode utilizar e distribuir. Calculo de poço canadiano, Senão temos aqui uma pagina que permite de fazer esses cálculos.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “O poço Canadiano – Túnel canadiano – poço provincial

  1. Manuel Gomes de Amorim

    Goataria de saber como fazer a distribuição dos tubos do poço canadiano no interior da habitação.
    Cada divisão da casa precisa de ter uma vala autónoma, havendo portanto entradas de ar independentes e tantas quantas as divisões da casa? Cada divisão precisa de ter também extracção independente?

    Responder
  2. Dani

    Uma ventilação eficaz consiste a fazer entrar o ar novo nas salas e quartos, e a extrair o ar nas peças húmidas, cozinhas e casas de banho.

    o mais simples no seu caso seria de fazer uma distribuição do ar chegante do túnel, o mesmo sistema que uma ventilação duplo fluxo, a extração faz-se somente desde cozinhas e casa de banho!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.