Ventilação insuficiente provoca a aparição de mofo ou caruncho

Por | 18 de abril de 2013
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Alguns dizem que o mofo é o resultado de uma ponte térmica, o que significa que existe um contacto físico entre uma zona quente e uma zona fria.
Então, vamos fazer um balanço deste com algumas imagens de apoio.

O que é uma ponte térmica

Alguns leitores desta página podem dizer-se que o mofo que vemos nesta imagem “Clique para ampliar” são devido a uma ponte térmica.

ponto_térmico

clique para ampliar

Esta é uma suposição que eu rejeito, porque estamos em um caso de peças não isoladas e numa construção em betão armado, deste modo a ponte térmica é exatamente a mesma, na totalidade do muro, e só se encontra mofo nas esquinas.

Primeiramente temos de saber que o ambiente frio aspira o ambiente quente, imagine um radiador de aquecimento instalado debaixo de uma janela, o seu calor será quase todo absorvido pelo frio que entre pela janela.

O que provoca mofo?
Para compreendermos este fenómeno, temos de aplicar o que está dito mais acima, o ar frio puxa o calor, no caso aqui tratado podemos ver que todo o ar “mais húmido e quente” vai-se pousar nos pontos mais frios da peca.

A falta de ventilação

Na imagem abaixo, vemos que não há ventilação na sala, o ar expirado pelos ocupantes, é muito rico em humidade, que por sua vez irá ser depositado nos pontos frios da peça particularmente nas esquinas devidamente a falta de circulação de ar.

A falta de ventilação não permite a renovação do ar dentro deste local, por isso o caruncho vai-se desenvolver nos pontos húmidos.falta de ventilação

Imagine seus filhos em um ambiente como esse, é assim que  25% das casas estão em causa. Mas esse não é o tema aqui tratado….

Na imagem abaixo podemos ver um outro caso, mas com uma entrada de ar, que foi cuidadosamente tapada com uma esponja, foi mesmo preciso desmontá-la para se aperceber que estava tapada, agora imagine você mesmo(a) dois adultos dentre de um quarto sem ventilação mínima e veja por esta imagem o que provoca. Até o papel se descolou com o efeito de estufa.humidade-caruncho

Se eu tivesse algum conselho para dar aos leitores desta página seria o seguinte…  Ventilem as suas casas para terem um ambiente saudável, estou perfeitamente consciente que não é agradável ter ar frio que entre nos quartos e sala, mas para lhe evitar um certo numero de desconfortos a ventilação é obrigatória, deve entrar nas peças secas para sair nas peças húmidas, “cozinha e casas de banho“.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

2 comentários em “Ventilação insuficiente provoca a aparição de mofo ou caruncho

  1. serafim

    efetivamente, não da gosto ver tais coisas, e dizer que muita gente vive nestas condições ainda nos nossos dias.

    Responder
    1. Paredes

      Existe milhares de pessoas vivendo mais mal do que isso, já pensaram naquelas que vivem em barracas, como em na Índia e no Haiti.

      Como viveram os nossos antigos sobretudo aqueles que emigraram?

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virificação anti-spam *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.